Páscoa: comer chocolate ajuda a prevenir doenças, diz especialista

Quanto mais amargo o chocolate, maior é o seu teor de cacau e, consequentemente, maiores são os benefícios para a saúde.

Postado em 26/03/2024
Páscoa: comer chocolate ajuda a prevenir doenças, diz especialista
Reprodução Mais Goiás
Avatar
Por GabrielleEditora chefe e Jornalista

Celebrada no próximo domingo (31), o período da Páscoa movimenta os estabelecimentos em Goiânia. Mesmo com o preço do cacau mais elevado, lojistas estão confiantes com um bom fluxo de vendas em 2024. Afinal, chocolate em excesso faz mal à saúde?

Estudos mostram e especialistas comprovam que o chocolate também traz benefícios à saúde. O consumo de cacau é um bom aliado para o sistema imunológico e ajuda a prevenir outras doenças.

Em entrevista ao Mais Goiás, a nutricionista Karine Lima explica que o cacau presente nos chocolates é importantíssimo para a saúde. “Ele contém flavonoides, que são compostos antioxidantes que melhoram o sistema imunológico, previnem doenças e o envelhecimento”, disse.

Quanto mais amargo o chocolate de Páscoa, maior será seu teor de cacau e, consequentemente, maiores são os benefícios para a saúde. De acordo com a nutricionista, o chocolate branco e o chocolate ao leite são ricos em gordura e açúcar, ou seja, representam um ponto mais prejudicial à saúde.

“Quanto maior a porcentagem de cacau, menos outros ingredientes estarão presentes na composição. Por exemplo, em um chocolate com 70% de cacau, os outros 30% são compostos por ingredientes como leite e açúcar. Nesse sentido, mesmo contendo açúcar, ele ainda é saudável, pois a quantidade adicionada no chocolate é muito menor se comparada a um chocolate ao leite ou branco”, explica a nutricionista.

Recomendação

O consumo de chocolate branco está principalmente associado ao prazer de degustar seu sabor doce. No entanto, é importante considerar que o chocolate branco possui maior teor de gordura e açúcar em comparação com outros tipos. Portanto, a recomendação é consumi-lo com moderação.

A nutricionista Karine Lima sugere uma abordagem consciente ao comer chocolate branco ou ao leite. Ela aconselha a colocar um pequeno pedaço na boca para sentir o sabor doce. “Ao deixar o chocolate derreter lentamente, você experimentará um prazer, pois esse tipo de chocolate estimula a liberação de hormônios do bem-estar, como dopamina, endorfina e serotonina”, disse.



informações Mais Goiás

Mais sobre Brasil