Caiado recebe carta do governo de Israel e viaja ao país no sábado (16/3)

Durante a viagem, também está prevista também reunião com o presidente de Israel, Isaac Herzog. A programação inclui reuniões de negócios visando estreitar os laços comerciais com o Estado de Goiás.

Postado em 14/03/2024
Caiado recebe carta do governo de Israel e viaja ao país no sábado (16/3)
Reprodução A Redação
Avatar
Por GabrielleEditora chefe e Jornalista

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) embarca neste sábado (16/3) para Israel e reforça convite feito por Benjamin Netanyahu. Segundo o chefe do Executivo goiano, o governo israelense propôs agendas oficiais no país. "É com grande honra e satisfação que o Governo de Israel convida V. Exa. para importante visita em Israel, na próxima semana. Durante a sua estadia, teremos o prazer de convidá-lo a reunir-se com o Primeiro Ministro”, diz o documento enviado ao Palácio das Esmeraldas nesta quarta-feira (13/3). A expectativa é que Caiado retorne ao Estado no dia 21.

Durante a viagem, também está prevista também reunião com o presidente de Israel, Isaac Herzog. A programação inclui reuniões de negócios visando estreitar os laços comerciais com o Estado de Goiás. Haverá visitas a “empresas inovadoras, que podem proporcionar experiências enriquecedoras para promover o diálogo e a colaboração entre as nossas regiões sobre tecnologia, economia de Israel, segurança pública e recursos hídricos". 

Goiás tem estabelecido diálogo junto a Israel há alguns meses para fortalecer parcerias e aperfeiçoar projetos com o uso de tecnologias israelenses. É o caso, por exemplo, do projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, na região Nordeste do estado. O país do Oriente Médio é tido como referência mundial em agricultura e irrigação.

A agenda em território israelense será o primeiro ato depois da assinatura do termo de cooperação entre o Governo de Goiás e Israel, firmado em fevereiro, durante a inauguração do parque “Am Israel Chai” (O povo de Israel vive). A ação prestou homenagem às vítimas do atentado terrorista ocorrido no dia 7 de outubro do ano passado, quando cerca de 1,2 mil israelenses foram mortos. 

“Foi o maior atentado desde a criação do Estado de Israel que conduziu a uma guerra pelo retorno dos sequestrados e pela eliminação da organização terrorista do Hamas. Esta visita permitirá à Vossa Excelência ter uma impressão imediata da situação em Israel”, diz a carta do governo israelense ao ressaltar a importância do gesto do governador de Goiás.

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, também se manifestou por carta endereçada a Caiado, destacando a disposição do Governo de Israel em receber e conduzir a agenda oficial do governador no país. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também viajará a Israel.

 

informações A Redação

Mais sobre Goias