Banco Central libera resgate automático de valores esquecidos

Consultar e solicitar a devolução de Valores a Receber.

Postado em 27/05/2025
Banco Central libera resgate automático de valores esquecidos
IG Econimia
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Por Síbylle MachadoComercial

O que é ?

O Valores a Receber é um serviço em que você pode consultar se tem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira e, caso tenha, mostra como resgatar o valor.

Acesse o Sistema Valores a Receber (SVR) com sua Conta gov.br, nível prata ou ouro e com verificação em duas etapas habilitada, para saber qual o valor disponível e solicitar a devolução.

Se precisar de ajuda, acesse Dúvidas na conta gov.br, ou procure a instituição financeira para receber o valor.

Fique atento para não cair em golpes:

 

● O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o valoresareceber.bcb.gov.br

 

● Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

 

● O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.

 

● Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela NUNCA vai pedir sua senha.

 

● NÃO clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

 

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer pessoa física ou jurídica.

Etapas para realização dos serviços:

Consultar se têm valores a receber

Consulta sem conta gov.br

 Pessoa física, use CPF e data de nascimento. Pessoa jurídica, use o CNPJ e data de abertura. Se tiver valores, clique em ‘Acessar o SVR’ para solicitar os recursos.

 Consulta com conta gov.br

 Pessoa física, é necessário nível prata ou ouro com a verificação em duas etapas habilitada. Pessoa jurídica, o acesso é com certificado digital vinculado (qualquer vínculo, exceto Colaborador) à Conta gov.br, prata ou ouro e com verificação em duas etapas habilitada.

Saber como solicitar a devolução dos seus valores

Selecione uma de suas chaves Pix e informe seus dados pessoais. Guarde o número de protocolo para entrar em contato com a instituição, se necessário.

Tempo para recebimento do valor: 12 dias úteis.

Observações: A instituição pode devolver por TED para a conta da chave Pix selecionada; ela também pode entrar em contato para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Esse é um procedimento para sua segurança. Mas não forneça senhas a ninguém.

Saber como solicitar a devolução dos valores de pessoas falecidas

Acesse ‘Valores a receber de pessoa falecida’ e aceite o Termo solicitado. Em seguida, informe CPF e data de nascimento da pessoa falecida.

Atenção! Você precisa ser herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal para acessar os dados da pessoa falecida.

Entre em contato com a instituição para combinar a forma de apresentar a documentação necessária. Nesse caso, não é possível solicitar o valor diretamente pelo sistema e nem há prazo para a devolução.

Saber como solicitar a devolução dos valores de empresas encerradas

Acesse o SVR e entre na aba ‘Valores a receber para empresas encerradas’ e aceite o Termo solicitado. Em seguida, informe CNPJ e data de abertura da empresa encerrada.

Atenção! Você precisa ser representante legal para acessar os dados da empresa encerrada.

Entre em contato com a instituição para combinar a forma de apresentar a documentação necessária. Nesse caso, não é possível solicitar o valor diretamente pelo sistema e nem há prazo para a devolução.

Outras informações:

Quanto tempo leva?

Não estimado ainda

 Informações adicionais ao tempo estimado

 Este serviço é gratuito para o cidadão.

 Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

Pelo Fale Conosco.

Este é um serviço do(a) Banco Central do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá ser atendido conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O BC não oferece atendimento presencial.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O BC não oferece atendimento presencial.

LGPD

Dados pessoais tratados por este Serviço

Os serviços do Banco Central podem coletar automaticamente dados pessoais, o que inclui informações fornecidas pelos usuários e dados como o IP de acesso. Saiba mais sobre como o BC trata os seus dados acessando a nossa Política de Privacidade.

 Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II

Não são tratados dados pessoais sensíveis para prestação de serviços aos usuários.

Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

Prazo de retenção para dados pessoais

Os dados pessoais coletados são mantidos pelo BC até que a finalidade seja alcançada ou que os dados não sejam mais necessários. Eles também podem ser apagados caso o titular revogue o consentimento (§ 5º do art. 8º da LGPD), salvo em situações de interesse público ou exigências da LGPD.

Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)

Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador

Execução de políticas públicas

Alguma espécie de estudo realizado por órgão de pesquisa

Exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral

Atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro

Proteção do crédito

Garantia da prevenção à fraude e à segurança do titular

Finalidade do tratamento

O tratamento de dados pelo BC varia de acordo com o serviço e inclui cumprir leis, executar políticas públicas, avaliar serviços, resolver problemas, melhorar segurança, proteger o crédito e realizar estudos, com anonimização sempre que possível.

Previsão legal do tratamento

Lei nº 4595, de 31 de dezembro de 1964

 

Lei nº 13709, de 14 de agosto de 2018

 

Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001

 

Resoluções e normas do BC

Dados pessoais compartilhados com outras instituições

O BC pode compartilhar dados com órgãos públicos e instituições autorizadas, conforme previsto no Decreto 10.046, de 9 de outubro de 2019.

País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

O BC não transfere dados para outros países ou instituições internacionais.

Link da política de privacidade/termo de uso do serviço

http://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/politicaprivacidade

 

Fonte: Gov.br