Número de inadimplentes no Brasil ultrapassa 71 milhões e segue em alta.

Especialistas destacam que sair do vermelho exige disciplina, mudança de hábitos e planejamento financeiro.

Postado em 18/08/2025
Número de inadimplentes no Brasil ultrapassa 71 milhões e segue em alta.
E-Investidor
Avatar
Por Síbylle MachadoComercial

O número de brasileiros com contas atrasadas não para de crescer e já ultrapassa a marca de 71 milhões de pessoas. Isso significa quase metade da população adulta do país. De junho para julho, houve aumento nos registros, e no comparativo anual, o salto foi de quase 8%.

A inadimplência funciona como um círculo vicioso: uma conta atrasada puxa outra e, de repente, o crédito desaparece. Especialistas em finanças reforçam que não existe fórmula mágica para sair do vermelho.

“É preciso disciplina e organização. Primeiro, colocar no papel o quanto se ganha e o quanto se deve. Há quem diga para pagar primeiro a dívida com juros mais altos. Eu defendo quitar qualquer uma, porque isso gera um sentimento de empoderamento e motivação para seguir quitando as demais”, explica o especialista em finanças Altemir Farinhas.

 

Além de pagar as dívidas, limpar o nome exige educação financeira, mudanças de hábito e planejamento a longo prazo. Isso porque quase 80% dos inadimplentes já enfrentaram a mesma situação outras vezes, o que reforça a importância de adotar novas práticas no dia a dia para não voltar ao endividamento.

 

Fonte: bandjornalismo