Pix terá botão de contestação a partir desta quarta-feira 1 entenda como funciona.

O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira (30) a criação do “botão de contestação”, que passa a estar disponível a partir desta quarta-feira (1º) para todos os usuários do Pix.

Postado em 01/10/2025
Pix terá botão de contestação a partir desta quarta-feira 1 entenda como funciona.
Shutterstock
Avatar
Por Síbylle MachadoComercial

 A novidade, oficialmente chamada de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), permitirá que clientes contestem transações suspeitas de fraude, golpe ou coerção diretamente pelo aplicativo do próprio banco.

O objetivo é agilizar a comunicação entre instituições financeiras e aumentar as chances de recuperação dos valores. Até então, o pedido de devolução só podia ser iniciado pela conta utilizada na fraude, o que dificultava o processo, já que os criminosos costumam transferir rapidamente os recursos.

De acordo com o BC, o novo recurso não se aplica a erros do usuário ou arrependimento de envio. Ao registrar a contestação, a informação é enviada imediatamente ao banco recebedor da transação. Caso existam valores disponíveis, a instituição deve bloquear os recursos de forma parcial ou total.

Após esse bloqueio, os bancos envolvidos terão até sete dias para analisar a solicitação. Se confirmada a fraude, a devolução será feita diretamente para a conta da vítima, em prazo máximo de 11 dias.

 

O Banco Central reforça que a ferramenta não pode ser utilizada em casos de desacordo comercial, erros de digitação ou transferências a terceiros de boa-fé.