Tuberculose merece toda a atenção

A tuberculose continua a ser uma das principais causas de morte por doenças infecciosas no mundo, com 10,8 milhões de casos registrados em 2023.

Postado em 30/11/2024
Tuberculose merece toda a atenção
Imagem: Depositphotos.com/Kostya Klimenko
Avatar
Por Luciana VenturaJornalista

relatório global de tuberculose da Organização Mundial da Saúde (OMS) 2024 aponta que 10,8 milhões de pessoas tiveram a doença em 2023 em todo o planeta, o equivalente a 134 casos por 100 mil habitantes.

 

A tuberculose é a enfermidade que mais causa mortes por doença infecciosa de agente único no mundo – atrás apenas da Covid-19 – com mais de um milhão de óbitos por ano. 

 

Apontado como um dos países com maior incidência, o Brasil registra aproximadamente 80 mil novos casos anualmente, com cerca de 5,5 mil mortes.

 

Embora a enfermidade possa ser prevenida e curada, continua sendo um importante problema de saúde pública em nível global.

 

Por isso, o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, lembrado em novembro, visa destacar a doença no calendário de saúde nacional e alertar a população sobre as formas de prevenção, os sintomas e o tratamento.

 

Essa doença infectocontagiosa transmissível por vias aéreas é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (conhecida como bacilo de Koch) e afeta principalmente os pulmões.

 

A tuberculose ativa pulmonar (forma mais comum) ou laríngea sem tratamento é transmitida pela eliminação de pequenas partículas sólidas e líquidas produzidas pela tosse, fala ou pelo espirro de um indivíduo com a doença (aerossóis).

 

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa.

 

Mas o risco da progressão após infecção depende de alguns fatores, em especial a integridade do sistema imune.

 

Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas ou qualquer outro fator que gere baixa resistência imune também podem favorecer o desenvolvimento da doença.

 

Apesar de ter a capacidade de infectar qualquer pessoa, independentemente da idade ou do sexo, a maior carga de contágio é verificada em homens adultos.

 

Entretanto, as crianças são mais suscetíveis ao adoecimento e ao desenvolvimento de formas graves da tuberculose.

 

Em termos de profilaxia, a vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), visa proteger as crianças das formas mais graves da doença.

 

Os sintomas incluem tosse persistente, febre, suores noturnos e perda de peso.

Ao sentir esses sintomas, é crucial procurar um médico imediatamente para diagnóstico e tratamento adequados.

 

Com informações de Adenilde Bringel 

Mais sobre Brasil