Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Cartórios consideram tema da redação do Enem 2021 de extrema relevância

A estudante Júlia Batista afirmou que achou o tema da redação "bem difícil". O tema também, segundo a Arpen, “chama a atenção para a devida valorização” da atividade feita pelos cartórios, que realiza os registros de nascimento e óbito gratuitamente.
Loading...
Image Main
Fonte: Reprodução Mais Goiás

A Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), entidade que reúne os cartórios de Registro Civil do Brasil, disse que o tema da redação do Enem 2021 é de “extrema relevância”. O assunto desta edição é “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

“Chama importância para um assunto de extrema relevância para o país, afinal é no ato do registro civil de nascimento que a criança passa a ter nome, sobrenome, nacionalidade, filiação e direitos à saúde e à educação”, disse a entidade em nota.

Segundo a Arpen, o trabalho dos “registradores civis” em mutirões colaboraram com a queda da falta de certidão de nascimento em aldeias indígenas, comunidades quilombolas e da população excluída. “Até a década de 2000 estava na casa de dois dígitos e hoje corresponde a 2,1% dos nascidos vivos”, afirma a associação.

O tema também, segundo a Arpen, “chama a atenção para a devida valorização” da atividade feita pelos cartórios, que realiza os registros de nascimento e óbito gratuitamente.

Os participantes do Enem devem produzir um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com uma proposta de intervenção a um problema apresentado. Professores avaliaram que o assunto está “dentro do padrão” do exame.

 

com informações Mais Goiás

Anúncio
Loading...
Image
Anúncio
Loading...
Image