Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Goiás tem as duas primeiras mortes confirmadas pela cepa da dengue mais disseminada no mundo, diz SES

O genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue é considerada a mais transmissível no mundo. Ela pode deixar mais grave os sintomas comuns da doença. Na América Latina, antes do Brasil, apenas o Peru tinha diagnosticado um caso.
Loading...
Image Main
Fonte: Reprodução

Goiás confirmou duas mortes pela cepa da dengue que é a mais transmitida no mundo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. As vítimas eram de Trindade e Aparecida de Goiânia.

O genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue é considerada a mais transmissível no mundo. Ela pode deixar mais grave os sintomas comuns da doença. Na América Latina, antes do Brasil, apenas o Peru tinha diagnosticado um caso.

Aparecida de Goiânia tem 1º caso identificado no Brasil de cepa da dengue mais disseminada no mundo

Aparecida de Goiânia foi a primeira cidade no país a ter um caso da nova cepa identificado. Desde então foram feitos novos sequenciamentos e descobriu-se que, de um total de 87 amostras, sete eram da cepa cosmopolita.

“Nessa nova amostragem, descobrimos novos casos. Na última foram cinco casos, todas da Região Metropolitana. Desses, dois foram a óbito”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde Flúvia Amorim.

Apesar do primeiro caso ter sido identificado em Goiás, durante os novos sequenciamentos genéticos, descobriu-se um caso mais antigo, em julho de 2021.

“Quando fazemos as análises evolutivas, temporais, nós vimos que o vírus entrou, inicialmente, do Peru no Mato Grosso do Sul. Não foi Goiás”, disse Luiz Alcântara, pesquisador da Fiocruz.

O vírus da dengue possuiu quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4. Cada um deles pode ser dividido em vários genótipos, ou linhagens. O genótipo cosmopolita é uma das seis linhagens do sorotipo 2.

No Brasil, predomina o tipo 1, com cerca de 90% dos casos. Especialistas explicam que a nova linhagem não é a responsável pelo grande aumento no número de casos da doença no país. Porém, é uma preocupação para 2023.

“Dengue 2, por si só, já é mais grave que os demais vírus. Então, a gente precisa monitorar para saber como vai ser a ocorrência, principalmente no período chuvoso”, explicou Amorim.

Aumento de casos

A região Centro-Oeste tem a maior incidência de dengue no Brasil. Brasília é a capital com o maior número de caso, com mais de 52 mil registros. Goiânia é a segunda, com 42 mil.

Em todo país, foram registrados 1.143 mil casos de dengue, um aumento de quase 200% se comparado ao mesmo período de 2021. Ao todo, 550 morreram devido ao vírus. Outros 359 óbitos são investigados.


informações G1 Goiás

Anúncio
Loading...
Image
Anúncio
Loading...
Image