Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Saiba o que fazer quando tiver o celular roubado

Uma pesquisa feita por uma consultoria no Brasil perguntou para as pessoas se alguma vez teve o celular roubado? A resposta foi que 35% das pessoas responderam sim. A situação fica cada vez pior com a especialização das quadrilhas.
Loading...
Image Main
Fonte: Reprodução

Hoje, os roubos de celulares não são mais para revenda e sim para fazer saques e mexer nos aplicativos financeiros das pessoas que têm os seus celulares roubados. O roubo passou a ter mais frequência nas maiores cidades, e acontece com as pessoas mais distraídas nos locais.

Na última semana foi noticiado o roubo de uma pessoa que estava no Uber e teve o seu celular roubado. O dono do aparelho já havia feito todos os procedimentos legais para ter o aparelho novamente. Mas, mesmo assim, houve um prejuízo de 135 mil reais em transações bancárias e pedidos em aplicativos de delivery. O dinheiro voltou para a conta novamente, mas o custo emocional é muito maior.

Uma pesquisa feita por uma consultoria no Brasil perguntou para as pessoas se alguma vez teve o celular roubado? A resposta foi que 35% das pessoas responderam sim. A situação fica cada vez pior com a especialização das quadrilhas.

Em entrevista para o podcast da Folha de São Paulo, o CEO da Flipside da Anderson Ramos e especialista em segurança cibernética. “Muitas empresas de celulares evoluíram na questão de segurança nos aparelhos hoje em dia”. disse.

“O pacote básico para segurança é tomar muito cuidado com as senhas. Tomar cuidado com pin bancário e pin para destravar o celular. Para as outras contas são importante que tenha um segundo fator de autenticação. Não coloque como e-mail ou sms”, disse Anderson. 

A medida de segurança bem recomendada seria que voltasse o número de pin dos chips para que pudesse ter mais segurança para travar o celular. Porque a primeira coisa que os ladrões fazem é colocar o chip em outro celular e ter a sms de segurança.

Existem app dedicados para fazer autenticação de dois fatores e são mais seguros, o mais popular é o Google Authenticator ou Auth que faz a mesma coisa com a possibilidade de colocar uma senha com biometria e destravar o app quando aberto e permite colocar em múltiplos dispositivos e deletar os app.

Essas são algumas dicas para que você tenha uma certa segurança com o seu aparelho. Usem um e-mail apenas para endereço de autenticação de risco e não tenha no celular para que possa ter mais segurança.

 

com informações podcast Café Da Manhã - Folha de São Paulo

 

Anúncio
Loading...
Image
Anúncio
Loading...
Image