Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Secretaria de Saúde abre ambulatório de atendimento especial a pacientes com sintomas gripais

Serviço foi instalado no Hospital Materno Infantil e funciona todos os dias da semana, das 7h às 22h.
Loading...
Image Main
Fonte: Reprodução Prefeitura de Catalão

Tendo em vista o aumento do número de casos de síndromes gripais no município nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde abriu um Ambulatório de Atendimento Especial para essa demanda. 

O serviço foi instalado dentro do Hospital Materno Infantil (antigo HCamp) e contará com duas salas: triagem e consultório médico. O atendimento será das 07 horas às 22 horas, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos. 

A medida visa principalmente desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Av. Lamartine Pinto de Avelar. A mesma vem enfrentando superlotação devido ao aumento de casos de Influenza em paralelo aos casos de dengue e Covid-19 na cidade. Segundo dados do sistema, desde o dia 01 até 18 de janeiro, foram registrados mais de 1.600 casos de síndrome gripal na UPA. Desses, 525 são referentes a pessoas infectadas com a Covid-19. E no mesmo período, foram atendidos 171 pacientes infectados com o vírus da dengue. O diretor técnico da UPA, Dr. Adeusimar Alves, confirmou que houve um aumento em mais de 100% de atendimentos na unidade. 

O atendimento no novo Ambulatório atenderá por livre demanda a todas as pessoas que apresentarem, exclusivamente, sintomas gripais e de dengue, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, coriza, dores musculares e nas juntas, dentre outros.

O secretário de Saúde, Velomar Rios, disse que a rápida criação do novo espaço, neste momento, é uma solução necessária para conseguir assistir a comunidade. “O ambulatório é a resposta rápida, uma alternativa implantada para dividir o fluxo que está concentrado na UPA, devido ao cenário crescente de pessoas que apresentam sintomas gripais no município em meio a uma pandemia.” E ainda enfatiza que exames como hemograma completo, urina 1, NS1 (Dengue) e swab nasal para a Covid-19, serão realizados no próprio local, contribuindo para diminuir o tempo de espera de quem busca atendimento.

A Secretaria de Saúde ainda alerta a população quanto a importância de manter as medidas de combate ao coronavírus, pois os sintomas da Covid-19 e Influenza são parecidos e os cuidados para evitar o contágio são os mesmos: uso de máscara e álcool em gel e distanciamento social e vacinação.

 

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Catalão

Anúncio
Loading...
Image
Anúncio
Loading...
Image