O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias

  • 12 de Nov / 2020 - Brasil
    Aplicativo do TSE permite justificar voto pelo celular e substituir título de eleitor
    O e-Título também dá ao eleitor a possibilidade de conferir onde votar e consultar o número do título.
    O aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permite que o eleitor justifique a ausência na votação do próximo domingo (15) pelo smartphone. Ele também oferece outras ferramentas e, inclusive, substitui a necessidade de apresentação do título de eleitor.
    Quem estiver fora de seu domicílio eleitoral pode justificar o voto pelo aplicativo entre 7h e 17h de domingo. A função utiliza o GPS do celular para identificar se o eleitor está distante da sua zona eleitoral. Essa funcionalidade foi adicionada ao app na terça-feira (10), mas só pode ser acessada no dia da votação.
    Também é permitido justificar a ausência noutros casos, como doença e impossibilidade de ir ao local de votação. Isso pode ser feito em até 60 dias após a eleição. O eleitor deve acessar “Mais opções” e, posteriormente, tocar em “Justificativa de ausência”, anexando documentação que comprove a necessidade de se ausentar.
    Para quem está no exterior, além da justificativa através do serviço de geolocalização, também é possível justificar o voto após o pleito pelo aplicativo ou em até 30 dias após retornar ao Brasil.


    Foto: Reprodução Google Imagens

    Mais funcionalidades
    O e-Título também dá ao eleitor a possibilidade de conferir onde votar e consultar o número do título, além de substituir a versão impressa para aqueles que têm cadastro biométrico.
    O TSE recomenda baixar o aplicativo antes das eleições, que acontecem dia 15 de novembro, para entender melhor o uso da plataforma. A ferramenta está disponível para Android e iOS.
    Para emitir título de eleitor online, é preciso ter em mãos o nome completo, data de nascimento, CPF ou número do título, e nomes da mãe e do pai. Depois é necessário responder algumas perguntas de múltipla escolha, como “Qual seu local de votação?” e “Qual sua cidade natal?”, por exemplo. Por último, é preciso criar uma senha de seis dígitos para proteger o acesso ao aplicativo e ao título de eleitor.

    Fonte: Diário de Goiás

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
SUBIR PÁGINA