O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias

  • 20 de Ago / 2009 - Cidade
    Tradicional desfile cívico marca os 150 anos de Catalão
    Desfile Cívico e Bolo de Aniversário com 150 metros marcaram as festividades desta quarta-feira (20), em comemoração aos 150 anos de Catalão.

    O aniversário de emancipação política de Catalão começou cedo, às 7h da manhã, um bolo de 150 metros, confeccionado pelas várias panificadoras do município foi oferecido para a comunidade.


    Após o corte do bolo foi realizado o tradicional desfile cívico na Avenida Vinte de Agosto. Escolas e várias instituições entraram em cena e fez um espetáculo a parte. De acordo com a organização do desfile, cerca 2.500 pessoas participaram das apresentações que foram dividas em 20 carros alegóricos e 80 pelotões.


    Escolas municipais, estaduais e particulares de Catalão contaram na avenida a história desde os índios Cariris e Panarás que conforme os estudos foram os primeiros habitantes dessa terra, até os dias atuais.


    O desfile ressaltou a Chegada dos Bandeirantes em 1722, com alunos vestidos de cavaleiros, bandeirantes, índios e escravos. Na seqüência no ano de 1859, Catalão é elevada á categoria de cidade, para representar esse momento alunos do Colégio Estadual Anice Cecílio Pedreiro apresentou a Banda Marcial e uma coreografia com leques.


    Um carro alegórico com alunos do Colégio Estadual Dr. David Persicano apresentou a chegada da Estrada de Ferro em 1912, com vários emigrantes pela Locomotiva Maria Fumaça.


    Outro destaque do desfile foi o ano de 1942 quando aconteceu a inauguração da nova capital do Estado, Goiânia, alunos da Escola Alan Kardec representaram os Intendentes Catalanos.


    A construção da BR-050, em 1960, a chegada das mineradoras em 1972, e também a chegada de vários órgãos de saúde em 1973 foram lembrados durante o desfile. A Escola Municipal João Sebba, apresentou um carro alegórico com um grande coração, registrado a frase “Catalão eu te amo”.


    A educação inclusiva fez presente, cerca de 60 alunos do Colégio Estadual Joaquim de Araujo, cantaram parabéns, na língua de sinais. A ASPEDEC reforçou a necessidade da inclusão com dignidade.


    A Irmandade Nossa Senhora do Rosário, Ascau Capoeira, os Patrulheiros do Bem apresentaram a diversidade de culturas em Catalão.  Empreendimentos como COACAL, Sefac, Camargo Corrêa, Mitsubishi, John Deere mostrar o seu desenvolvimento na cidade. Instituições profissionalizantes como SESI, SENAI e SENAC também estiveram na avenida.


    Na fase final do desfile um carro alegórico representou a Cidade das Flores, logo após a Banda da Polícia Militar de Pires do Rio, o 18º BPM, a 23ª Cia de Engenharia de Combate da Polícia Militar de Ipameri, esteve na avenida, a Polícia Rodoviária e o Corpo de Bombeiros apresentaram várias viaturas.


    Para celebrar o aniversário do município, a prefeitura promoveu e promove diversas atividades culturais e de entretenimento à população catalana. Acontece apresentações musicais, de teatro, dança, exposições de artes e shows com artistas renomados, entre outra atrações.



    Fonte: Portal Catalão Notícias
    natalia@portalcatalao.com.br
    Fone: (64) 3411- 0748 | (64) 3411 - 5654


    1
    Comentarios
    cassio mota ferreira
    foi muito bom o desfile exclusivamente minha escola participou joaquim de araujo e silva gostei foi bom d+
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
SUBIR PÁGINA