O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você acha que a vacina contra a Covid-19 (Sars CoV-2) deve ser obrigatória?
      Selecione uma opção abaixo.
      Sim
      Não
      Não sei
  • 09 de Out / 2020 - Goiás
    Caiado sanciona lei que torna pit dogs patrimônio cultural de Goiás
    Categoria gera 40 mil postos de trabalho só em Goiânia, segundo estimativas do sindicato. Objetivo é dar mais segurança aos quase 3 mil estabelecimentos em todo o estado.
    Tradição em Goiás há mais de 50 anos, os pit dogs agora são patrimônio cultural de Goiás. Durante uma solenidade realizada na quinta-feira (08), o governador Ronaldo Caiado (Dem) sancionou a lei que torna os quiosques montados em praças, que fazem sanduíches preparados na hora, como patrimônio cultural imaterial de Goiás.


    Caiado sanciona lei que torna pit dogs patrimônio cultural de Goiás (Foto: Reprodução). 



    Atualmente, a categoria gera 40 mil postos de trabalho só em Goiânia, segundo estimativas do Sindicato de Proprietários de Pits Dogs. Na capital, há 1.602 estabelecimentos.
    A lei, que tramitava desde março, passa a dar mais segurança aos quase 3 mil estabelecimentos em todo o estado, assegurado a existência dos pit dogs, que são base do sustento de diversas famílias, o lazer, o costume e gastronomia dos goianos. No dia 9 de setembro, o projeto passou pela segunda e última votação, até seguir para avaliação do governador.
    Durante a solenidade, Caiado sancionou a matéria pelo respeito que tem aos trabalhadores desse setor, que neste período de pandemia da Covid-19 foram penalizados pelos efeitos da crise sanitária.
    O texto é de autoria da deputada delegada Adriana Accorsi (PT). Nele, ela argumenta que os pit-dogs são lugares totalmente democráticos, frequentados por todas as classes sociais, proporcionando um momento de lazer para as famílias e que, durante décadas, fazem parte do costume da população.
    Ainda segundo o documento, "pit-dogs fazem parte de nossa constituição cultural. Entende-se que o direito à cultura de um povo vai além da expressão artística, pois passa pela crença, folclore e culinária, entre outras manifestações locais".
    Com informações de G1. 

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
SUBIR PÁGINA