O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias

  • 26 de Nov / 2020 - Goiás
    Fim de coligações diminui número de partidos nas Câmaras em 73% das cidades
    Mudança é mais sentida em municípios menores.
    As eleições municipais de 2020 no Brasil podem ter mudado a forma de interação entre os políticos no País. Isto porque em 73% dos municípios brasileiros tiveram uma redução na variedade de partidos em suas Câmaras Municipais. Os dados são de um levantamento do G1, que realizou a pesquisa com base nos resultados eleitorais de mais de cinco mil municípios.


    Foto: Reprodução Notícias Go

    O total de cidades com até três partidos cresceu quase seis vezes, saindo de 262 em 2016 para 1.565 este ano. O número de cidades com um total de quatro a seis partidos também cresceu em 2020, em 17% .

    De modo geral, Câmaras com até seis partidos representavam metade dos municípios em 2016. Agora, aproximadamente oito em cada dez cidades (82%) possuem este número reduzido de partidos. Os municípios com mais de seis legendas representam os outros 18% do total brasileiro.

    De acordo com especialistas, este número é bastante significativo. Os pesquisadores apontam que os prefeitos podem ter um processo de negociação facilitada, com menos legendas no tabuleiro político. Eles também apontam que as lideranças políticas terão de repensar suas estratégias eleitorais para as próximas disputas.

    Cidades pequenas apontam maiores mudanças
    De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as cidades até 150 mil habitantes apresentaram a maior queda na média de partidos na Câmara. Em cidades com população entre 20 mil e 50 mil, por exemplo, a média cai de 7,5 para 5,6 partidos. Contudo, em cidades com mais de 150 mil habitantes, essa média teve pouca variação, se mantendo estável.

    Em 14 municípios, apenas candidatos de um partido foram eleitos, sendo que em 12 delas, o partido é o mesmo do prefeito. Vale destacar que todas elas possuem até 10 mil habitantes.

    Nas capitais houveram mudanças no total de partidos também, mas em uma magnitude menor. Recife teve a maior variação negativa, possuindo 21 partidos na Câmara em 2016 e 16 agora em 2020. Cuiabá e Vitória tiveram a maior variação positiva, com quatro partidos a mais em suas Câmaras Municipais. Goiânia saiu de 21 partidos em 2016 para 22 neste ano.


    Fonte: Notícias Go

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
SUBIR PÁGINA