Anvisa suspende lotes de champignon, molho de alho e polpa de fruta e proíbe nova marca de azeite, saiba quais.
Itens apresentaram resultados insatisfatórios em análises, e marca de azeite Vale dos Vinhedos tem origem desconhecida.
Postado em 09/07/2025
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda de lotes de champignon, molho de alho e polpa de fruta no Brasil. Além disso, proibiu a comercialização de todos os produtos de uma marca de azeite, a Vale dos Vinhedos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira.
Quais lotes foram suspensos?
Segundo a autarquia, em relação ao champignon, ao molho de alho e à polpa de fruta, os lotes citados apresentaram resultados insatisfatórios em análises realizadas por laboratórios públicos. Os itens deverão ser recolhidos e não podem ser vendidos, distribuídos ou consumidos. São eles: Molho de alho – marca Qualitá, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), fabricado pela Sakura Nakaya Alimentos – Lote 29, com data de validade de 01/2026.
Os itens apresentaram resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de dióxido de enxofre e pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, sendo detectada a presença de 20,4 mg/kg de dióxido de enxofre (expresso como SO₂), conforme laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen/DF).
Em nota, a Qualitá disse que, logo após ter tomado conhecimento sobre os resultados da análise, solicitou o recolhimento das unidades de todas as lojas do país. Além disso, que acionou o fornecedor parceiro responsável pela produção do item "para que seja realizada uma apuração do ocorrido".
"A Qualitá enfatiza, também, que está à disposição dos clientes que eventualmente adquiriram o produto do lote mencionado para realizar a troca ou ressarcimento do valor pago diretamente na loja onde a compra foi realizada ou por meio da Casa do Cliente no 0800 779 6761", continua.
Champignon inteiro em conserva – marca Imperador, fabricado pela Indústria e Comércio Nobre – Lote 241023CHI, com data de validade de 10/2026.
Os itens apresentaram resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, que se encontra acima do limite permitido, conforme laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen/DF).
Em nota, a Imperador Alimentos disse que também realizou o recolhimento imediato do produto logo após ter sido notificada sobre os resultados da análise e que fez , em paralelo, "a rastreabilidade no processo para averiguação e solução do ocorrido".
"Nossa equipe já está trabalhando em estreita colaboração com as autoridades competentes para esclarecer a situação. Caso o consumidor necessite de algum esclarecimento sobre produtos do lote 241023CHI, colocamos um e-mail à disposição: sac@produtosimperador.com.br", orienta.
Polpa de fruta de morango – marca De Marchi – Lote 09437-181, com data de validade até 01/11/2026.
Os itens apresentaram resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa de matérias estranhas, conforme laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC).
Em nota, a De Marchi disse que, "tendo tomado conhecimento da situação apontada pela Anvisa, já está tomando as devidas providências".
Marca de azeite proibida
No caso do azeite, a Anvisa identificou que a marca Vale dos Vinhedos, importada pela empresa Intralogística Distribuidora Concept LTDA, tem origem desconhecida, logo nenhum lote do produto pode ser fabricado ou vendido no país.
Além disso, testes também encontraram resultados insatisfatórios nos itens da marca, “em desacordo com os padrões estabelecidos pela legislação vigente nos ensaios de rotulagem e físico-químico”. Os contatos da marca Vale dos Vinhedos, assim como da sua importadora, não foram localizados pela reportagem.

Fonte: oglobo
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
GoiasGoias07/11/2025Adib Elias lança podcast sobre política e municipalismo
Goiás Pod+ Com Adib Elias vai ao ar toda sexta-feira, às 10h. Estreia teve participação dos prefeitos de Itaberaí e Hidrolândia. Conteúdo já está disponível no YouTube @AdibEliasOficialPostado em 07/11/2025
BrasilBrasil07/11/2025Mais de 3,5 milhões de estudantes farão o ENEM 2025 neste fim de semana
Provas ocorrem nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil; participantes devem conferir horários e documentos necessários para evitar imprevistos.Postado em 07/11/2025
RegiãoRegião07/11/2025Motorista fica ferido em capotamento de bitrem na BR-050, em Catalão
PRF alerta para importância do uso do cinto de segurança após motorista ser arremessado do veículo.Postado em 07/11/2025
GoiasGoias07/11/2025Mais de 100 celulares e quase 400 canetas emagrecedoras são apreendidos pela PRF em Goiás
Carga irregular de perfumes, bebidas, medicamentos e celulares foi localizada em compartimento oculto de veículo.Postado em 07/11/2025
CatalãoCatalão07/11/2025Renato Ribeiro assume presidência do PL em Catalão com apoio de Wilder Morais
Senador confirma Renato como pré-candidato e reforça articulação para eleições de 2026 em Goiás.Postado em 07/11/2025






