Câmara aprova projeto que prevê licença menstrual de até dois dias.
A trabalhadora precisará apresentar laudo médico para comprovar a necessidade de afastamento; o texto segue para o Senado.
Postado em 04/11/2025
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de lei que prevê licença de até dois dias consecutivos por mês para mulheres que sofrem com sintomas graves associados ao fluxo menstrual. A proposta segue para análise do Senado.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Laudo médico
Para ter direito ao afastamento remunerado, a trabalhadora precisará apresentar laudo médico que comprove as condições debilitantes que a impeçam temporariamente de exercer as atividades.
A medida valerá para trabalhadoras com carteira assinada, estagiárias e empregadas domésticas.
Mudanças no texto original
O texto aprovado é a versão da relatora, deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP), para o Projeto de Lei 1249/22, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
A relatora unificou a proposta original com textos apensados e com sugestões das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Administração e Serviço Público.
“O substitutivo traz relevante contribuição à legislação trabalhista brasileira, historicamente concebida sob uma lógica masculina que pouco incorporou as especificidades das mulheres”, afirmou Professora Marcivania. Segundo ela, a proposta é um instrumento de equidade e de prevenção em saúde ocupacional.
Licença menor
No projeto de lei original, a deputada Jandira Feghali havia sugerido uma licença ainda maior para as trabalhadoras, de até três dias.
“Cerca de 15% das mulheres enfrentam sintomas graves, com fortes dores na região inferior do abdômen e cólicas intensas, que chegam, muitas vezes, a prejudicar a rotina”, argumentou Jandira.
Legislação alterada
A proposta aprovada altera:
a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na parte que trata das faltas justificadas;
a Lei do Estágio, para assegurar o direito de afastamento às estagiárias; e
a Lei Complementar 150/15, que rege o contrato de trabalho doméstico, para incluir o direito às empregadas domésticas.
Prazo de validade do laudo
Conforme o substitutivo, caberá ao Poder Executivo definir o prazo de validade do laudo médico, a forma de apresentação e a periodicidade de sua renovação, considerando peculiaridades das atividades exercidas pela mulher.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Recomendado para você

Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
CatalãoCatalão04/11/2025Sine de Catalão disponibiliza 208 vagas de empregos.
Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio nesta (terça- feira 04/11/2025). Necessário a apresentação do CPFPostado em 04/11/2025
CatalãoCatalão04/11/2025INMET emite alerta amarelo de tempestade com risco de granizo em Catalão e região até quarta-feira (5)
INMET emite alerta de perigo potencial para Catalão e região.Postado em 04/11/2025
CatalãoCatalão04/11/2025Semana da Conciliação está acontecendo no Fórum de Catalão com condições especiais para negociar dívidas.
O momento é ideal para acertar as contas e limpar o nome com segurança e sem burocracia.Postado em 04/11/2025
RegiãoRegião04/11/2025Bombeiros capturam filhote de jacaré em quintal de residência na zona rural de Goiandira
Filhote foi capturado com segurança e encaminhado ao Cetas de Catalão.Postado em 04/11/2025
GoiasGoias03/11/2025Adib decide disputar 4 mandato como deputado estadual.
Secretario de Infraestrutura confirmou pré-candidatura em entrevista nesta segunda-feira, 03. Objetivo é fortalecer a representação do sudeste goiano na Alego e trabalhar para que a região tenha, de forma efetiva, voz ativa nas decisões do Estado.Postado em 03/11/2025






