Decisão de Gilmar Mendes sobre Lei do Impeachment será analisada pelo plenário do STF em dezembro
A decisão individual do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu um trecho da Lei do Impeachment, ainda passará pela avaliação do plenário da Corte.
Postado em 04/12/2025
O julgamento virtual está previsto para ocorrer entre os dias 12 e 19 de dezembro, quando os demais ministros irão definir se mantém ou não o entendimento do relator.
A Constituição Federal estabelece que compete ao Senado Federal processar e julgar ministros do STF em casos de crimes de responsabilidade. No entanto, o texto constitucional não trata diretamente sobre o pedido de impeachment dos magistrados. Essa regulamentação está prevista na Lei nº 1.079/1950, conhecida como Lei do Impeachment.
De acordo com essa legislação, configura crime de responsabilidade quando um ministro:
Modifica decisão ou voto já proferido, fora das vias recursais;
Atua em processos nos quais esteja legalmente impedido;
Exerce atividade político-partidária;
Demonstra negligência evidente no exercício do cargo;
Age de forma incompatível com a honra, dignidade e o decoro da função.
Outro ponto abordado na norma, e que foi suspenso por Mendes, é o trecho que permite a qualquer cidadão apresentar denúncia ao Senado contra ministros do STF e o procurador-geral da República por possíveis crimes de responsabilidade.
Críticas ao uso como mecanismo de pressão
Na avaliação do ministro, o texto da lei é considerado genérico e aberto demais, o que, segundo ele, favorece o uso político da norma como forma de intimidação ao Poder Judiciário. Mendes destacou que magistrados poderiam se sentir pressionados a tomar decisões alinhadas a interesses políticos, em vez de atuar com imparcialidade na defesa da Constituição.
Gilmar Mendes é relator de duas ações que questionam dispositivos da Lei do Impeachment no STF. Uma delas foi proposta pelo PSOL e a outra pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Para o ministro, o que deveria ser um mecanismo excepcional de responsabilização acabou se transformando, ao longo do tempo, em um instrumento de pressão sobre a magistratura.
A decisão agora aguarda o posicionamento final do plenário da Suprema Corte.
Fonte: brasildefato
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
RegiãoRegião04/12/2025Três Ranchos prepara grande festa para receber 2026 com shows e queima de fogos
O município de Três Ranchos, em Goiás, já se prepara para encerrar 2025 em clima de muita festa e celebração.Postado em 04/12/2025
CatalãoCatalão03/12/2025Prefeitura de Catalão lança seleção temporária com 61 oportunidades na área da educação
A Prefeitura de Catalão anunciou a abertura de um Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de 61 profissionais que irão atuar na Rede Municipal de Ensino.Postado em 03/12/2025
BrasilBrasil03/12/2025Caminhoneiros confirmam greve nacional a partir de 4 de dezembro
Categoria cobra negociações diante da crise no setor e dos altos custos nas estradas.Postado em 03/12/2025
CatalãoCatalão03/12/2025Motociclista fica gravemente ferido em acidente na BR-050, em Catalão
Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quarta-feira, 3 de dezembro, na BR-050, no viaduto de acesso à GO-330, em Catalão.Postado em 03/12/2025
BrasilBrasil03/12/2025Força-tarefa internacional contra pirataria tira do ar 535 sites e um aplicativo de streaming
A Operação 404 está na 8ª fase e tem como objetivo combater crimes contra a propriedade intelectual na internet. A ação conta com a participação da Argentina, do Equador, do Paraguai, do Peru e do Reino Unido.Postado em 03/12/2025





