Eleitor que não votar no primeiro turno tem 60 dias para justificar
No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições.
Postado em 01/10/2024
Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo (6) terão prazo de 60 dias para justificar ausência. A justificativa é necessária porque o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.
No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições.
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor use preferencialmente o aplicativo para fazer a justificativa. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple e Android até sábado (5), na véspera do pleito. No dia da eleição, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso será retomado na segunda-feira (7).
Ao acessar o e-Título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa.
A data limite para justificar a ausência no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024. No segundo turno, o prazo termina em 7 de janeiro de 2025.
Punição
Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar.
A restrição no título cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula de escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.
Voto em trânsito
Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar e devem fazer a justificativa. A restrição ocorre porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingir mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
informações A Redação
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
- CatalãoCatalão30/06/2025
Sucesso total! Show da Pancanejo registra recorde de público no Arrará da Prefeitura
Com clima familiar, elogios à estrutura e expositores comemorando, a noite de sábado foi marcada por alegria, música e a confirmação de mais um dia de festaPostado em 30/06/2025 - BrasilBrasil30/06/2025
Famílias têm até hoje solicitar instalação de parabólicas digitais gratuitas
Inscritos no CadÚnico podem pedir, por telefone, equipamento que proporciona TV com mais qualidade de som e imagemPostado em 30/06/2025 - CatalãoCatalão30/06/2025
Mitsubishi vai aplicar R$ 4 bilhões em expansão na unidade de Catalão
Montadora japonesa anuncia aporte bilionário para ampliar produção em Goiás e conquistar novos mercados na América Latina.Postado em 30/06/2025 - BrasilBrasil27/06/2025
Lula sanciona lei que prevê CNH Social, veja o que muda e quem pode ter carteira gratuita.
Proposta sancionada nesta sexta (27) prevê que recursos obtidos com o pagamento de multas poderão ser usados para custear obtenção da CNH para população de baixa renda.Postado em 27/06/2025 - RegiãoRegião27/06/2025
Casa Criativa CMOC inicia nova fase e amplia atuação na região.
Evento celebrou a renovação do projeto, que inclui a construção de uma sede em Ouvidor.Postado em 27/06/2025