Operação prende influenciadores que divulgam jogo do tigrinho: 'Forma de iludir os seguidores'
Conforme a Secretaria da Segurança, a 'associação criminosa' está envolvida em crimes como estelionato, lavagem de dinheiro e crime contra a economia popular. Mandados são cumpridos no Ceará, Maranhão, Minas Gerais e Bahia.
Postado em 26/03/2025
Uma operação policial realizada na manhã de quinta-feira (20) prendeu três influenciadores digitais suspeitos de divulgar jogos de azar. Eles foram presos em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. A ação ocorre no Ceará, Maranhão, Minas Gerais e Bahia. Um veículo foi apreendido, além de itens de luxo, como joias.
O advogado que representa a defesa de Milena Peixoto e de Janisson Moura afirmou que aguarda a audiência de custódia para comentar o caso. O g1 tenta contato com a defesa de Victória Oliveira.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Ceará, o objetivo é desarticular uma "associação criminosa de influenciadores digitais" suspeitos de crimes como estelionato, lavagem de dinheiro e crime contra a economia popular. Conforme apuração da TV Verdes Mares, os alvos da operação são cooptados por criminosos chineses, que prometem grandes valores em dinheiro pela divulgação dos jogos de azar, como o jogo do tigrinho (Fortune Tiger).
O game é um caça-níquel para celulares e para jogá-lo é preciso entrar em uma casa de aposta (as chamadas “bets”) que o ofereça. No Brasil, a plataforma era ilegal até dezembro de 2023, porque jogos de caça-níquel eram proibidos. Os jogos em máquinas de caça-níquel em máquina seguem proibidos por lei, mas os jogos de caça-níquel para celular foram liberados pela lei 14.790 de dezembro de 2023.
Conforme o delegado Geovane Morais, que coordena a operação, os influenciadores usam uma conta "demo" programada para apresentar resultados vitoriosos no jogo de cassino. Os influenciadores usam esse perfil único para fingir que é possível ganhar dinheiro facilmente com as apostas.
No longo prazo, os jogadores sempre sairão perdendo. Isso acontece com todos os caça-níqueis, sejam eles de celular ou em cassinos de verdade. As promessas de influenciadores que aparecem na internet de ganho sustentável são falsas.
Com o dinheiro que os influenciadores recebiam de um grupo chinês, eles ostentavam uma vida de luxo nas redes sociais.
"E essa ostentação é de diversas maneiras. São viagens para o exterior, viagens para o Brasil, para destinos turísticos, frequentando restaurantes caros. É uma vida que a população média não tem acesso. E é uma forma também de iludir os seguidores, que ele vê naquele influenciador digital um sucesso", detalha o delegado.
Fonte: G1
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