Saúde encerra atividades do Centro de Operações em Emergência
“Superada a situação emergencial, o Ministério da Saúde mantém vigilância intensiva das arboviroses e trabalha no planejamento para evitar novas epidemias no país”, informou a pasta.
Postado em 05/07/2024
O Ministério da Saúde encerrou as atividades do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE). Instalado em fevereiro de 2024 em razão da explosão de casos de dengue no país, o centro permaneceu ativo por 142 dias, para promover uma resposta coordenada, integrando ações da pasta com as dos estados.
“Superada a situação emergencial, o Ministério da Saúde mantém vigilância intensiva das arboviroses e trabalha no planejamento para evitar novas epidemias no país”, informou a pasta.
Dentre as principais ações realizadas no âmbito do COE estão:
- visitas técnicas para apoio local nos seguintes estados: Goiás, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Amapá, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Acre;
- apoio da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal e nos territórios indígenas Guarita (RS) e Xapecozinho (SC);
- investigação epidemiológica e entomológica em municípios com casos detectáveis de febre Oropouche nos seguintes estados: Amazonas, Acre, Roraima, Santa Catarina e Bahia;
- plataforma de vigilância epidemiológica de arboviroses nas áreas indígenas;
Em nota, o ministério informou que, com o encerramento do COE, reativou a Sala Nacional de Arboviroses, que volta a funcionar de forma permanente no acompanhamento e enfrentamento de casos de dengue, chikungunya, zika e febre Oropouche.
Plano
Ainda de acordo com o comunicado, a pasta trabalha na construção do Plano de Enfrentamento da Dengue e outras Arboviroses 2024/2025, pautado em vigilância em saúde, manejo clínico, organização dos serviços de saúde, controle vetorial, lacunas de conhecimento para financiamento de pesquisas, comunicação e mobilização social.
Participam da elaboração do plano representantes de organismos internacionais, pesquisadores, gestores e sociedade civil, além do próprio ministério. A proposta é apresentar um conjunto de ações a serem implementadas a curto, médio e longo prazo.
“Os últimos anos têm sido marcados por importantes registros de mudanças climáticas. Como consequência, cerca de 90 países tiveram aumento no número de casos suspeitos de dengue. Os efeitos das anomalias meteorológicas, a grande extensão territorial e o elevado contingente populacional colocam o Brasil em uma posição negativa em números absolutos”, destacou a pasta.
“Porém, estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, proporcionalmente, outros países apresentaram aumentos superiores ao observado no Brasil em relação ao mesmo período de 2023, como o México, o Paraguai e a sub-região do Caribe”.
informações A Redação
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
- CatalãoCatalão15/09/2025
A pavimentação da Rodovia Sebastião de Pádua avança em ritmo acelerado e os resultados já podem ser vistos
O projeto inclui ainda sistema de drenagem e sinalização, fundamentais para dar conforto e segurança a quem utiliza a rodovia.Postado em 15/09/2025 - CatalãoCatalão15/09/2025
Encontro em Catalão vai debater Reforma Tributária e seus impactos
O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) promove, no próximo dia 17 de setembro, um encontro especial em Catalão voltado a contadores e empresários que desejam compreender melhor os impactos da Reforma Tributária.Postado em 15/09/2025 - CatalãoCatalão15/09/2025
CPE evita tragédia e liberta vítimas de cárcere privado em Catalão
Homem ameaçava explodir casa com botijão de gás; esposa e enteada de 13 anos foram resgatadas ilesas.Postado em 15/09/2025 - CatalãoCatalão15/09/2025
Catalão recebe etapa do Campeonato Goiano de Handebol e movimenta cenário esportivo.
Evento reuniu equipes de várias cidades e contou com a participação do time catalano Ascite.Postado em 15/09/2025 - GoiasGoias15/09/2025
Último dia para pagamento do IPVA 2025 de veículos com placas finais 1 e 2 em Goiás
Prazo encerra nesta segunda-feira (15); atraso pode gerar juros e multas.Postado em 15/09/2025