STF mantém validade de lei sobre investigação de acidentes aéreos
A Corte julgou uma ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) para suspender parte das normas. Por 9 votos a 1, o plenário do STF entendeu que a lei foi aprovada pelo Congresso após amplo debate e não impede o Ministério Público e a polícia de investigar os acidentes.
Postado em 15/08/2024
O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve nesta quarta-feira (14/8) a validade da lei que estabelece regras de sigilo e de restrição ao compartilhamento de investigações sobre acidentes aéreos no país.
A Corte julgou uma ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) para suspender parte das normas. Por 9 votos a 1, o plenário do STF entendeu que a lei foi aprovada pelo Congresso após amplo debate e não impede o Ministério Público e a polícia de investigar os acidentes.
Os questionamentos contra a lei ocorreram porque as investigações realizadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica, servem para prevenção de outros acidentes, ou seja, não têm o propósito de punir os envolvidos.
O Ministério Público e a Polícia Federal (PF) buscam a responsabilização criminal de eventuais irregularidades cometidas pelos fabricantes das aeronaves, pilotos, mecânicos e companhias aéreas.
O principal ponto questionado pela PGR trata da finalidade da investigação conduzida pelo Cenipa. Conforme a lei, a investigação realizada pela Aeronáutica não pode ser utilizada para fins probatórios em processos judiciais e administrativos. Além disso, o acesso só pode ocorrer mediante requisição judicial.
A procuradoria também defendeu que o Ministério Público e a Polícia Federal devem ter acesso simultâneo às apurações conduzidas pela Aeronáutica e a comunicação de indícios de crimes de forma obrigatória.
informações A Redação
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
- GoiasGoias12/09/2025
PRF apreende cerca de 1.400 comprimidos de rebite
Anfetamina é utilizada para inibir o sono de motoristas.Postado em 12/09/2025 - GoiasGoias12/09/2025
Caiado anuncia premiação para alunos que se destacarem na prova de Matemática do Enem
Meta é reduzir a abstenção e incentivar os estudos; valores podem chegar a R$ 10 mil e professores também serão contemplados.Postado em 12/09/2025 - GoiasGoias12/09/2025
Deputado Jamil Calife e prefeito Haroldinho anunciam duplicação da rodovia Catalão, Ouvidor, Três Ranchos
Publicação no Diário Oficial confirma projeto histórico que promete mais segurança, mobilidade e impulso ao turismo no Sudeste goianoPostado em 12/09/2025 - GoiasGoias12/09/2025
Cidades goianas registram as maiores temperaturas do Brasil
Nesta quinta-feira (11), Goiás voltou a ser destaque no cenário nacional por causa do calor extremo.Postado em 12/09/2025 - CatalãoCatalão12/09/2025
Homem é morto a tiros no bairro Cidade Jardim em Catalão
Na noite desta quinta-feira (11), um homicídio foi registrado no bairro Cidade Jardim, em Catalão.Postado em 12/09/2025