Volta às aulas com segurança: Inmetro dá dicas essenciais para a compra de materiais escolares
Saiba como garantir produtos de qualidade e segurança para seus filhos, com orientações sobre certificação, procedência e cuidados na compra
Postado em 07/01/2025
Com a chegada do período de volta às aulas, muitos pais e responsáveis já estão à procura dos materiais escolares.
Para garantir que os itens adquiridos atendam aos padrões de segurança e qualidade, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) destaca dicas essenciais que evitam problemas na hora da compra.
De acordo com o presidente do Instituto, Márcio André Brito, é fundamental que o consumidor esteja atento para algumas dicas importantes, como observar a presença do selo de certificação do Inmetro e as informações descritas nas embalagens dos produtos.
"Orientamos pais e consumidores a verificarem, ao comprar materiais escolares, se os produtos possuem o selo do Inmetro, se são adequados à faixa etária da criança e se estão sendo adquiridos em estabelecimentos formais, que garantem a procedência desses itens. Essas medidas ajudam a prevenir possíveis riscos à saúde e à segurança das crianças, bem como de todos os usuários", afirmou Márcio André.
Confira as principais dicas do Inmetro para uma compra segura:
Verifique o selo do Inmetro: Produtos certificados devem apresentar o selo fixado diretamente no item ou na embalagem.
Isso garante que o material passou por testes de segurança e qualidade.
Produtos vendidos a granel: Para materiais como lápis, canetas e borrachas, confira se a embalagem expositora próxima ao produto contém o selo do Inmetro.
Compre apenas no comércio formal: Produtos comprados de comerciantes regulamentados cumprem as condições mínimas de segurança, garantindo a proteção da saúde das crianças.
Peça a nota fiscal: Este documento é essencial para comprovar a procedência do produto e facilitar eventuais reclamações.
Além dessas orientações, o Inmetro reforça que os consumidores podem denunciar possíveis irregularidades pelo site https://www.gov.br/inmetro/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria ou por meio do telefone 0800 285 1818 (disponível apenas para telefone fixo), das 8 h às 16 h 30.
Em caso de acidente ou incidente com um produto, o consumidor deve comunicar o ocorrido ao Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), no Portal de Serviços do Inmetro: www.sinmac.inmetro.gov.br.
Ao seguir essas dicas, os pais não apenas garantem produtos adequados, mas também contribuem para um ambiente escolar mais seguro para as crianças.
Fonte: INMETRO
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
RegiãoRegião30/01/2026Operação integrada entre polícia civil (GEIC) e polícia militar resulta na identificação de suspeito de furtos na região e desvenda rede de receptação de materiais subtraídos de construções.
A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da equipe do Grupo Especial de Investigação Criminal - GEIC/9ª DRP, com apoio de Policiais Militares do 9º CRPM, deflagrou Operação de combate a crimes patrimoniais na cidade de Catalão/GO.Postado em 30/01/2026
GoiasGoias30/01/2026Governo de Goiás alerta estudantes para prazo dos saldos do cartão Bolsa Estudo.
Valores disponíveis nos atuais cartões podem ser utilizados até 31 de março.Postado em 30/01/2026
CatalãoCatalão30/01/2026Governo de Goiás sorteia 36 casas a custo zero para Catalão.
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e do programa Goiás Social, realizou o sorteio de 36 unidades habitacionais do programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero para Catalão, nesta quinta-feira (29/01).Postado em 30/01/2026
CatalãoCatalão30/01/2026PRF realiza Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero no Trânsito.
Em Goiás, 280 sinistros ligados ao álcool em 2025 deixaram 210 feridos e 16 mortos.Postado em 30/01/2026
GoiasGoias30/01/2026Governo de Goiás passa a disponibilizar medicamento inovador de alto custo para hemofilia infantil.
Emicizumabe é incorporado à Rede Hemo para crianças de até seis anos; dose pode chegar a R$ 35 mil e garante tratamento mais moderno, menos invasivo e com impacto direto na qualidade de vida de crianças com hemofilia A.Postado em 30/01/2026






