Assinada Ordem de Serviço para modernização da iluminação pública no DIMIC

13 km de vias vão receber iluminação de LED no Distrito Industrial de Catalão. A previsão de entrega do serviço é de 45 dias

Postado em 28/03/2025
Assinada Ordem de Serviço para modernização da iluminação pública no DIMIC
Avatar
Por Síbylle MachadoComercial

As noites de iluminação precária nas vias do Distrito Industrial de Catalão (DIMIC) estão com os dias contados. Em maio deste ano, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (CODEGO) deve entregar a modernização do serviço, com substituição das luminárias convencionais pelas de LED.

O investimento, oriundo do Tesouro Estadual, na ordem de R$ 400 mil, irá complementar outra obra executada em 2022 pelo Governo de Goiás no DIMIC: a recuperação da pavimentação asfáltica nos 13 km de ruas, avenidas e rotatórias, que custou cerca de R$ 19 milhões.

A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço aconteceu nesta sexta-feira (28/3), na sede da CODEGO, no DIMIC, com a presença do secretário estadual de Infraestrutura, Adib Elias; do diretor-presidente da CODEGO, Francisco Júnior; do prefeito Velomar Rios; do vice-prefeito Nelson Fayad; de vereadores, secretários municipais, autoridades, empresários e representantes da comunidade.

“A iluminação (do DIMIC) é uma demanda antiga. Lamentavelmente, ao longo do tempo foi escurecendo. Sabemos da importância (da iluminação) para a segurança e para acontecer as atividades. Há empresas aqui que funcionam 24 horas”, destacou Francisco Júnior.

Nos pronunciamentos das autoridades, a falta de mais áreas disponíveis para empresários que visam instalar indústrias em Catalão foi lembrada como o principal desafio dos gestores públicos a partir de agora. “Mesmo com a localização privilegiada, Catalão deixou de receber muitas empresas por não ter infraestrutura necessária aos investimentos, que acabaram migrando para outros Estados. Vamos trabalhar fortemente para que isso não ocorra mais”, disse Adib Elias.

“Com a modernização do sistema de iluminação, os trabalhadores e empresários do DIMIC vão passar a contar com mais segurança e conforto. Agora, nossa maior reivindicação ao Governo de Goiás, que administra os distritos industriais, é pela aquisição de mais áreas, a fim de criar condições de gerarmos muito mais empregos para nossa gente. E nós vamos trabalhar em parceria para que isso aconteça”, comentou o prefeito de Catalão, Velomar Rios.

Sobre o DIMIC

O Distrito Mineroindustrial de Catalão (DIMIC), administrado pela CODEGO, possui mais de 2,4 milhões de metros quadrados de área e é considerado um dos parques industriais mais importantes do Estado. A localização privilegiada, às margens da BR-050, facilita o escoamento da produção.

Entre outros fatores importantes, o polo está instalado a cerca de 110 quilômetros de Uberlândia (MG), nos entrepostos de São Paulo a Brasília, e conta com a presença da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que passa por 300 municípios em sete Estados e alcança os portos de Santos (SP) e Vitória (ES).

O distrito é constituído por empreendimentos dos mais diversos segmentos, como o automobilístico, o de cerâmica, de derivados de cimento, de máquinas agrícolas, de fertilizantes e de metalurgia, entre outros.