Catalão mobiliza Conferência Municipal contra a Emergência Climática

A Conferência é uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o Catalão na etapa estadual

Postado em 10/12/2024
Catalão mobiliza Conferência Municipal contra a Emergência Climática
Imagem: Prefeitura de Catalão
Avatar
Por Luciana VenturaJornalista

Qualquer brasileiro ou brasileira maior de 16 anos pode participar da conferência e votar nos/nas delegados/as.

Poderão ser levantadas, por município, até dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; governança e educação ambiental.

“Contamos com a valiosa participação, na Conferência, do maior número de pessoas possível para definição das propostas que só nós, moradores de Catalão, temos ciência, e que vão servir de base para ações preventivas por parte do Poder Público. Diante do crescimento acelerado de Catalão, com a chegada de cerca de 6 mil novos moradores por ano, é imprescindível conhecer e identificar os desafios que enfrentaremos com relação às variações do clima”, disse o prefeito de Catalão, Adib Elias.  

Serviço

Conferência Municipal contra a Emergência Climática

Dia: 12 de dezembro, quinta-feira

Horário: 13h

Local: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão - Av.: Dr. Lamartine P. de Avelar, 2.338, Bairro Ipanema.

Mobilização nacional

A mobilização para as conferências municipais também é reforçada pelo governo federal e por organizações de representação dos municípios que integram a Comissão Organizadora da 5ª CNMA, como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

“A participação dos municípios nas conferências do meio ambiente é de extrema importância por diversas razões. Primeiramente, os municípios estão mais próximos da população e, portanto, têm uma compreensão mais aprofundada das realidades locais e das necessidades específicas de suas comunidades. Essa proximidade permite que as ações e políticas ambientais sejam implementadas de forma mais eficaz”, explica Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Benefícios para os municípios

Participar das conferências municipais do meio ambiente traz inúmeros benefícios para as cidades brasileiras.

Entre eles, destaca-se o acesso a conhecimento e inovação.

As conferências oferecem uma plataforma única para que gestores e técnicos municipais se capacitem e adquiram novas habilidades e conhecimentos sobre gestão ambiental.

A participação também fortalece a governança ambiental local.

Ao envolver diferentes setores da sociedade, como governo, sociedade civil e setor privado, as conferências promovem a construção de políticas públicas mais abrangentes e alinhadas com as necessidades e expectativas da população.

Além disso, os municípios que participam das conferências têm a oportunidade de influenciar políticas estaduais e nacionais de meio ambiente.

Isso significa que as ideias e soluções desenvolvidas por cada município terão o potencial de impactar políticas em uma escala maior.

 

Fonte: SECOM | Prefeitura de Catalão

(Com informações do Ministério do Meio Ambiente)