Catalão vai receber Escola do Futuro de Goiás, anuncia governo estadual

Nova unidade amplia presença da rede no estado e será a primeira no Sudeste goiano.

Postado em 31/07/2025
Catalão vai receber Escola do Futuro de Goiás, anuncia governo estadual
Ilustrativa
Avatar
Por Síbylle MachadoComercial

O município de Catalão, no Sudeste de Goiás, foi oficialmente confirmado como sede da nova unidade da Escola do Futuro de Goiás (EFG). O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, durante entrevista nesta semana. A criação da unidade já foi sancionada pelo governador em exercício, Daniel Vilela (MDB), enquanto o titular Ronaldo Caiado (UB) participa do XIII Fórum de Lisboa, em Portugal.

A nova escola, que receberá o nome de Labib Fayad, será a primeira EFG no Sudeste goiano e vai integrar a rede estadual de ensino profissionalizante, que hoje conta com seis unidades – cinco delas voltadas para formação tecnológica. As EFGs oferecem cursos gratuitos de capacitação em áreas como programação, desenvolvimento de software (DEVs), inteligência artificial, inovação e tecnologias emergentes, com uma estrutura moderna e laboratórios de ponta.

“Catalão está confirmada. Já foi sancionada a criação da Escola do Futuro Labib Fayad”, afirmou o secretário Lyra Netto, reforçando o compromisso do governo em descentralizar o acesso à formação tecnológica.

Além de Catalão, outras cidades também estão no radar para receber novas unidades. Em Rio Verde, as tratativas estão em estágio avançado, enquanto Jaraguá deverá receber uma EFG voltada às artes, fruto de parceria entre o estado e a prefeitura local.

 

A expansão das Escolas do Futuro representa um passo estratégico do governo estadual para preparar uma nova geração de profissionais, fomentando o desenvolvimento regional com educação de qualidade, inovação e inclusão digital.

 

Fonte: jornalopcao