CDCQ comemora seu primeiro aniversário e com números positivos
Mantida pela Prefeitura de Catalão, a clínica trabalha na recuperação de alcoólicos e toxicômanos gratuitamente
Postado em 13/03/2025
Autoridades, funcionários e pacientes se reuniram, na tarde desta quarta-feira (12/3), no Bairro Conquista, para comemorar o primeiro aniversário de funcionamento do Centro de Dependentes Químicos de Catalão (CDQC) Dona Joaninha. Mantida pela Prefeitura de Catalão, a clínica trabalha na recuperação de alcoólicos e toxicômanos gratuitamente.
Na comemoração, a secretária de Promoção e Ação Social de Catalão, Neusa Rios, reforçou a importância do CDQC, principalmente para as famílias de baixa renda. Ela parabenizou o trabalho do corpo técnico da clínica no atendimento às famílias e a atuação do diretor Rafael Metsavaht na administração.
Ainda estiveram presentes na comemoração os vereadores Jair Humberto, Kelly Cristina e Daniel Tufão; os secretários municipais Leovil Evangelista (Esportes e Lazer) e Jamil Torquato (Fazenda); o assessor especial do Gabinete do Prefeito, Eliomar Pereira; além de Lorena Vargas, coordenadora de Saúde Mental do Município, e Michele Aires, diretora de Compras da Secretaria Municipal de Saúde.
Para o diretor do CDQC, Rafael Metsavaht, foram vários resultados positivos neste primeiro ano de funcionamento. "Temos muitos exemplos de pessoas que hoje estão vivendo as suas vidas, encarando a realidade sem procurar refúgio em álcool ou outras drogas. Podemos pontuar também todo o trabalho de prevenção que vem sendo feito em escolas e outras instituições, levando informações sobre o que realmente é a dependência. Sabemos que o senso comum é limitado quando se trata de vícios”, disse.
📊 NÚMEROS DO ANO 1 DO CDQC
✅ Mais de 800 pessoas acolhidas
📌 Em situação de internação:
🔹 Cerca de 350 pacientes atendidos
📌 Em acompanhamento ambulatorial:
🔹 Aproximadamente 500 pacientes atendidos
Sobre o CDQC
Único complexo público em Goiás com estrutura e profissionais capacitados para atuarem 24 horas no atendimento aos dependentes químicos, o CDQC conta com 2.131 m² de área construída, em uma área total de 15.000 m². A clínica segue todas as normas e exigências vigentes de funcionamento e custou R$ 10 milhões ao Tesouro Municipal.
O investimento público neste segmento de tratamento de dependentes químicos é um dos poucos no Brasil. Catalão mais uma vez dá passos à frente quando o assunto é saúde pública. O CDQC é a realização de um sonho das famílias que lutam pela recuperação de um ente viciado em drogas ou álcool e também dos profissionais que integram a rede de proteção à saúde e à vida no município.
O CDQC tem 65 leitos masculinos e 29 femininos, consultórios (clínico geral, psicologia, psiquiatria, assistência social e terapia ocupacional) e salas de enfermaria; refeitório completo; piscina; quadra poliesportiva; campo de futebol e galpão para oficinas profissionalizantes.
Homenagem à Dona Joaninha
Pelo fato de Dona Joana Magon ter sido uma das precursoras nas ações de reabilitação de alcoólatras e toxicômanos em Catalão, na época em que era primeira-dama, o ex-prefeito Adib Elias — que trabalhou voluntariamente com ela no início da carreira de médico, nos anos 1980 — pediu a denominação do CDQC em homenagem à Dona Joaninha, como era carinhosamente conhecida. A homenagem foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Catalão.
SECOM | Prefeitura de Catalão
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Catalão
- CatalãoCatalão17/09/2025
Confronto na GO-210 entre Goiandira e Catalão termina com três mortos
Na noite desta terça-feira (16), uma operação policial terminou em violento tiroteio na rodovia GO-210, que liga Goiandira a Catalão, logo após uma tentativa de triplo homicídio registrada no Bairro Primavera, em Goiandira.Postado em 17/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Coren-GO promove ação em Catalão com serviços, escuta ativa e apoio à enfermagem
Projeto "Coren-GO Junto com Você" promove atendimentos, palestras e orientações para profissionais da enfermagem da região.Postado em 16/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Homem é encontrado morto na zona rural de Catalão
Polícia Civil investiga o caso como possível homicídio.Postado em 16/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Nota de utilidade pública, interrupção temporária no abastecimento de água em Catalão
SAE anuncia interrupção temporária no abastecimento de água em diversos bairros de Catalão nesta quinta-feira.Postado em 16/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Polícias Civil e Militar prendem suspeitos de furtar peças de veículos da Prefeitura de Catalão.
Mandados de prisão e busca domiciliar foram cumpridos em operação conjunta; investigações continuam para localizar peças subtraídas e possíveis receptadores.Postado em 16/09/2025