Grupos Reflexivos para autores de violência doméstica começam atendimentos em abril em Catalão
Em uma articulação do Ministério Público de Goiás (MPGO), os atendimentos a homens autores de violência doméstica terão início em Catalão no dia 22 de abril.
Postado em 20/03/2025
A iniciativa faz parte do Programa Grupos Reflexivos e será conduzida por profissionais do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCat).
A definição ocorreu durante reunião realizada nesta quarta-feira (19/3), na sede do MPGO em Catalão. Estiveram presentes o promotor de Justiça Fernando Gomes Rosa, titular da 2ª Promotoria de Catalão; o juiz Breno Gustavo Gonçalves dos Santos; a delegada Yvve de Melo Rocha, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam); e o professor Fernando César Paulino Pereira, do Departamento de Psicologia da UFCat. Todos os participantes aderiram ao projeto, que tem o objetivo de promover a reflexão e a reeducação dos agressores.
Durante o encontro, o promotor Fernando Gomes Rosa destacou o funcionamento do Centro de Estudos em Psicologia e mencionou parcerias anteriores com a Deam para a prevenção da violência doméstica. O professor Fernando Paulino detalhou a abordagem psicológica que será utilizada, explicando que a reflexão crítica sobre atitudes e ações é essencial para mudanças comportamentais.
O programa prevê uma série inicial de 11 sessões semanais, com atendimentos individuais que posteriormente serão realizados em grupo, conforme a demanda. Atualmente, a UFCat conta com três psicólogos para atender até 12 participantes.
A indicação dos participantes poderá ocorrer tanto por decisão judicial em medidas protetivas quanto em sentenças condenatórias. O juiz Breno Gustavo Gonçalves dos Santos alertou que o descumprimento das sessões pode resultar em prisão preventiva ou regressão de regime.
Outro ponto discutido na reunião foi a importância do envolvimento das famílias no processo de reflexão. Embora a participação das mulheres seja opcional, o grupo reforçou a relevância de seu engajamento para fortalecer os resultados do programa.
A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas na busca por soluções eficazes para o combate à violência doméstica em Catalão.
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Catalão
- CatalãoCatalão17/09/2025
Confronto na GO-210 entre Goiandira e Catalão termina com três mortos
Na noite desta terça-feira (16), uma operação policial terminou em violento tiroteio na rodovia GO-210, que liga Goiandira a Catalão, logo após uma tentativa de triplo homicídio registrada no Bairro Primavera, em Goiandira.Postado em 17/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Coren-GO promove ação em Catalão com serviços, escuta ativa e apoio à enfermagem
Projeto "Coren-GO Junto com Você" promove atendimentos, palestras e orientações para profissionais da enfermagem da região.Postado em 16/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Homem é encontrado morto na zona rural de Catalão
Polícia Civil investiga o caso como possível homicídio.Postado em 16/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Nota de utilidade pública, interrupção temporária no abastecimento de água em Catalão
SAE anuncia interrupção temporária no abastecimento de água em diversos bairros de Catalão nesta quinta-feira.Postado em 16/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Polícias Civil e Militar prendem suspeitos de furtar peças de veículos da Prefeitura de Catalão.
Mandados de prisão e busca domiciliar foram cumpridos em operação conjunta; investigações continuam para localizar peças subtraídas e possíveis receptadores.Postado em 16/09/2025