MEC assume novo Hospital Universitário de Catalão (GO)

Gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC, o hospital contará com mais de 200 leitos e atenderá a população de 56 municípios da macrorregião goiana.

Postado em 26/02/2025
MEC assume novo Hospital Universitário de Catalão (GO)
Governo Federal
Avatar
Por João Carlos Almeida

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), assinou nesta terça-feira (25) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para viabilizar o funcionamento do Hospital Universitário da Universidade Federal de Catalão (Ufcat). A unidade, construída em parceria entre o estado de Goiás e o município de Catalão, passará a ser administrada pela Ebserh, dando início aos processos de aquisição de equipamentos e contratação de profissionais.

A estrutura contará com leitos para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e de queimados, além de enfermarias para urgência e emergência pediátrica. Com a gestão do MEC, o hospital terá 203 leitos para internação clínica e cirúrgica, incluindo 20 de UTI adulto, 10 de reserva técnica, 10 para neonatal e 15 para cuidados intermediários de bebês. A unidade também oferecerá atendimento ambulatorial, centro cirúrgico e oncologia, com serviço de quimioterapia.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou os próximos passos para a abertura do hospital. “Essa unidade terá mais de 200 leitos e será o primeiro hospital público da região. Montar e manter essa estrutura em funcionamento é um grande desafio, então agora iniciaremos o planejamento para a contratação de 1.200 profissionais, aquisição de equipamentos e adaptações necessárias. A expectativa é que o Hospital Universitário de Catalão esteja pronto para atender a população em agosto deste ano”, afirmou.

A estudante de Medicina Isabela Praxedes comemorou a chegada do Hospital Universitário de Catalão, destacando seu impacto na formação de estudantes de diversas áreas da saúde e no atendimento à população. “A unidade é essencial para ampliar o acesso à saúde e fortalecer a educação na região”, afirmou.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, anunciou que, no segundo semestre, será assinado o contrato de gestão especial, formalizando a administração do hospital pela Ebserh. Ele ressaltou que a unidade será referência em alta complexidade para a macrorregião Centro-Sudeste de Goiás, atendendo 56 municípios.

A reitora da Ufcat, Roselma Lucchese, reforçou a importância do hospital para o Sistema Único de Saúde (SUS), destacando seu papel na capacitação de profissionais e na oferta de atendimento qualificado à população.

O evento contou com a presença de autoridades, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o prefeito de Catalão, Velomar Rios.

Investimentos na rede Ebserh – Criada em 2011 e vinculada ao MEC, a Ebserh administra 45 hospitais universitários federais. Como parte do Novo PAC, o Governo Federal anunciou um investimento de R$ 5,5 bilhões para expandir universidades e hospitais universitários, incluindo R$ 1,75 bilhão para melhorias em 30 unidades da Ebserh, sendo nove novas.

Fonte: Ministério da Educação