Prefeitura de Catalão começa o estudo do Plano de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de Catalão, através da SMTC, começou a elaborar um Plano de Mobilidade Urbana com a UFCAT/UNB, visando melhorar o trânsito e o transporte público da cidade. A apresentação foi feita ao prefeito Velomar Rios e secretários

Postado em 17/01/2025
Prefeitura de Catalão começa o estudo do Plano de Mobilidade Urbana
Imagem: Robson Macedo/Prefeitura de Catalão
Avatar
Por Luciana VenturaJornalista

A Prefeitura Municipal de Catalão, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC), iniciou, nesta quinta-feira (16), tratativas com a UFCAT/UNB, por intermédio da professora/doutora Marília Gabriela, para a elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana (PMU) para o município. 

Uma apresentação foi feita ao prefeito Velomar Rios e a secretários envolvidos no tema.

O PMU é um instrumento de planejamento de ações de curto, médio e longo prazo.

O objetivo principal é orientar que as ações e investimentos estejam de acordo com a visão da cidade.

Para se tornar um elemento eficaz na qualificação da mobilidade urbana, as ações devem ser executáveis, considerando a cultura local e as possibilidades de investimento e financiamento.

A elaboração do projeto de mobilidade urbana para Catalão foi um dos compromissos da campanha de Velomar Rios, principalmente para solucionar e prevenir problemas crônicos do trânsito e, especialmente, o transporte público coletivo.

“Não queremos elaborar um plano de mobilidade apenas para cumprir a lei. Precisamos de um projeto para executá-lo para melhoria da nossa cidade, já pensando dez anos à frente, pois a nossa população pode superar 200 mil pessoas”,  lembrou o prefeito, se referido à perspectiva de crescimento populacional do município, com o funcionamento do Hospital Regional Universitário; o aumento de vagas para Medicina (de 50 para 100 vagas) e a implantação de novos cursos da UFCAT; a finalização da duplicação da BR-050; a duplicação da GO-330 de Catalão/Goiânia; e o crescente interesse de empresas para se instalar na cidade.

Para Marília Gabriela, o plano de mobilidade precisa contemplar o trânsito, os serviços de transporte coletivos, estacionamentos e áreas de circulação.

Porém, o principal foco para o projeto é atender à demanda das pessoas.

A comissão para o estudo de implantação do plano deverá ocorrer com a partição de toda a população.  

A SMTC, por meio de seu superintendente Ronaldo Pereira Rosa, ficará responsável pela coordenação dos trabalhos.

Ele ressaltou a importância da elaboração do PMU como diretriz das ações a serem desenvolvidas na melhoria da fluidez e da humanização do trânsito em nosso município, haja vista que Catalão, segundo IBGE, em 2024, contava com uma população de 120.789 habitantes e uma frota de 101.133 veículos (Senatran de dezembro/2024), ou seja, 1.19 habitante/veículo, portanto um dos maiores índices do Brasil.

 

Fonte: Prefeitura de Catalão