Primeiro Festival Paradesportivo Abadá-Capoeira batizado e troca de cordas

Projeto Pererê Capoeira na APAE de Catalão – GO. Uma iniciativa que busca integrar a prática da capoeira e atividades ecológicas com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Pestalozzi (APAE) de Catalão Go e simpatizantes da Capoeira da região.

Postado em 07/02/2025
Primeiro Festival Paradesportivo Abadá-Capoeira  batizado e troca de cordas
Avatar
Por Síbylle MachadoComercial

A Associação Pererê cujo CNPJ:13.233.039/0001-09, com sede em Catalão - GO, através de seu presidente, José Lúcio de Sousa, CPF nº 925.788.961-00, professor de capoeira residente e domiciliado à Rua Av. 20 de agosto, 07, bairro vale pirapitinga , Catalão, Goiás, Tel: 64992513563 Tem o prazer de apresentar o “1º FESTIVAL PARADESPORTIVO ABADÁ-CAPOEIRA", uma iniciativa que busca integrar a prática da capoeira e atividades ecológicas com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Pestalozzi (APAE) de Catalão Go e simpatizantes da Capoeira da região. Este projeto é desenvolvido para promover a inclusão social, o bem-estar físico e a conscientização ambiental através de aulas de capoeira, oficinas de instrumentos musicais e uma caminhada ecológica.

2. Objetivos

Geral:

Promover a inclusão social e a integração dos alunos da Pestalozzi por meio da prática da capoeira e atividades relacionadas ao meio ambiente.

Específicos:

·         Oferecer aulas semanais de capoeira para desenvolver habilidades físicas, sociais e cognitivas dos alunos.

·         Realizar oficinas para o aprendizado do toque instrumental dos instrumentos típicos da capoeira.

·         Conduzir atividades que promovam o alongamento, a mobilidade e o ritmo.

·         Organizar um festival de capoeira inclusiva com a participação de capoeiristas de diferentes estados.

3. Justificativa

A inclusão social de pessoas com deficiência é um desafio que requer iniciativas inovadoras e integradoras. A capoeira, por ser uma expressão cultural brasileira que combina arte, esporte, cultura e música, apresenta uma excelente oportunidade para o desenvolvimento físico e social. Além disso, a interação com o meio ambiente através de atividades conscientes promove a responsabilidade social e ambiental.

4. Metodologia

O projeto será dividido em várias fases:

·         Aulas de Capoeira: As aulas serão realizadas uma vezes por semana na Escola Santa Clara  Pestalozzi APAE, cada sessão com duração de uma hora. Esta estrutura é projetada para acomodar tanto aulas coletivas quanto individuais. Enquanto uma das sessões semanais será dedicada a todos os alunos, proporcionando uma experiência inclusiva e participativa, a outra sessão será reservada para aulas individuais com alunos que demonstram avanços significativos. Estas aulas personalizadas visam otimizar o desempenho desses alunos para apresentações públicas, garantindo que cada participante receba atenção adequada às suas necessidades e habilidades.

·         Oficinas de Instrumentos: Realização de oficinas mensais para ensinar os alunos a história e tocar instrumentos de capoeira como berimbau e atabaque.

·         Festival Paradesportivo: Este evento ocorrerá ao longo de um final de semana inteiro, celebrando a capoeira através de workshops, rodas de capoeira e apresentações culturais. O festival servirá como um encontro Nacional, envolvendo participantes de todo o Estado de Goiás e outros Estados também. A ocasião promoverá a integração entre diversos Alunos, Graduados, Instrutores, Professores, e Mestrandos da Abadá  Capoeira, proporcionando uma plataforma para cada um expor suas realizações e compartilhar técnicas e experiências. Além disso, o festival incluirá acomodações e transporte para os convidados, assegurando a participação ativa de figuras chave neste intercâmbio cultural significativo.

5. Cronograma

·         Aulas de capoeira e oficinas culturais e de instrumentos.

·         Festival Paradesportivo Abadá Capoeira, Batizado e troca de cordas

 

6. Festival Paradesportivo Abadá – Capoeira

O Festival de Capoeira é o que conhecemos pelo BATIZADO DE CAPOEIRA, momento este em que o aluno recebe sua primeira graduação, sendo que seu primeiro jogo de capoeira é realizado com um capoeirista mais antigo e experiente, no caso da ESCOLA ABADÁ CAPOEIRA, este capoeirista a jogar com o aluno será um instrutor, professor, mestrando ou mestre.

No evento conhecido como batizado de capoeira, o aluno demonstrara tudo aquilo que ele aprendeu durante os meses ou anos de treino na capoeira. Tornando assim para o aluno uma grande e imensa expectativa, pois neste evento ele terá o primeiro contato com capoeiristas de outros estados e cidades da ESCOLA ABADÁ CAPOEIRA.

O Batizado de capoeira se torna muito importante para os alunos, pois todos treinam com a expectativa de terem uma graduação, sendo isso um fator preponderante para incentivá-los a dedicar aos seus treinamentos. Se tornando o batizado de capoeira uma ferramenta extremamente motivacional, o qual de forma secundária atua fazendo com que o aluno se dedique durante os meses e anos de seu treinamento com o objetivo de receber sua tão sonhada e esperada graduação.

Muitos alunos de capoeira acabam parando de treinar e acabam se afastando da capoeira pela falta de realização de um evento (batizado de capoeira), fator esse muito

triste, pois com isso acabamos por muitas das vezes perdendo uma criança, jovem, adolescente ou até mesmo adulto para as mazelas da sociedade.

A Escola Abadá Capoeira, pelas suas normas e diretrizes vem lutando constantemente para resgatar aquelas pessoas que estão a beira do abismo negativo da sociedade contemporânea, instruindo seus professores a não apenas formar bons capoeiristas, mas sim pessoas de bom caráter e um verdadeiro cidadão de bem.

Sendo assim é muito importante a realização de pelo menos um evento (batizado de capoeira) anual, para mantermos acessas a chama dessa união capoeirística, momento ímpar

 

7. Expectativas ao Final do Projeto

Espera-se que ao final do projeto, os participantes tenham melhorado suas habilidades motoras, sociais e cognitivas, além de uma maior consciência ambiental. Espera-se também que o evento aumente a visibilidade da Pestalozzi, APAE e da Associação Pererê bem como fortalecendo a rede de apoio para a inclusão social na região.

8. Estratégia de Implementação

Para garantir o sucesso do projeto, a Associação Pererê coordenará com a Pestalozzi de Catalão Go, para integrar as atividades no calendário da instituição, garantindo a máxima participação dos alunos. Serão realizadas reuniões periódicas para avaliar o progresso das atividades e fazer ajustes conforme necessário.

9. Conclusão

O “Projeto Pererê" é uma iniciativa que alia cultura, esporte e responsabilidade social, visando a melhoria da qualidade de vida dos alunos da Pestalozzi, APAE e a promoção da inclusão social na comunidade. Com o apoio da sociedade, poderemos transformar positivamente a vida desses alunos e destacar o valor da capoeira como ferramenta de inclusão social e cultural.

ALUNOS DA ESCOLA SANTA CLARA - APAE DE CATALÃO GOIÁS