Primeiro Festival Paradesportivo Abadá-Capoeira batizado e troca de cordas
Projeto Pererê Capoeira na APAE de Catalão – GO. Uma iniciativa que busca integrar a prática da capoeira e atividades ecológicas com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Pestalozzi (APAE) de Catalão Go e simpatizantes da Capoeira da região.
Postado em 07/02/2025![Primeiro Festival Paradesportivo Abadá-Capoeira batizado e troca de cordas](https://storage.portalcatalao.com.br/storage/images/publication/20cced03ae6a0fcea4edb6176a12dc21.jpg)
A Associação Pererê cujo CNPJ:13.233.039/0001-09, com sede em Catalão - GO, através de seu presidente, José Lúcio de Sousa, CPF nº 925.788.961-00, professor de capoeira residente e domiciliado à Rua Av. 20 de agosto, 07, bairro vale pirapitinga , Catalão, Goiás, Tel: 64992513563 Tem o prazer de apresentar o “1º FESTIVAL PARADESPORTIVO ABADÁ-CAPOEIRA", uma iniciativa que busca integrar a prática da capoeira e atividades ecológicas com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Pestalozzi (APAE) de Catalão Go e simpatizantes da Capoeira da região. Este projeto é desenvolvido para promover a inclusão social, o bem-estar físico e a conscientização ambiental através de aulas de capoeira, oficinas de instrumentos musicais e uma caminhada ecológica.
2. Objetivos
Geral:
Promover a inclusão social e a integração dos alunos da Pestalozzi por meio da prática da capoeira e atividades relacionadas ao meio ambiente.
Específicos:
· Oferecer aulas semanais de capoeira para desenvolver habilidades físicas, sociais e cognitivas dos alunos.
· Realizar oficinas para o aprendizado do toque instrumental dos instrumentos típicos da capoeira.
· Conduzir atividades que promovam o alongamento, a mobilidade e o ritmo.
· Organizar um festival de capoeira inclusiva com a participação de capoeiristas de diferentes estados.
3. Justificativa
A inclusão social de pessoas com deficiência é um desafio que requer iniciativas inovadoras e integradoras. A capoeira, por ser uma expressão cultural brasileira que combina arte, esporte, cultura e música, apresenta uma excelente oportunidade para o desenvolvimento físico e social. Além disso, a interação com o meio ambiente através de atividades conscientes promove a responsabilidade social e ambiental.
4. Metodologia
O projeto será dividido em várias fases:
· Aulas de Capoeira: As aulas serão realizadas uma vezes por semana na Escola Santa Clara Pestalozzi APAE, cada sessão com duração de uma hora. Esta estrutura é projetada para acomodar tanto aulas coletivas quanto individuais. Enquanto uma das sessões semanais será dedicada a todos os alunos, proporcionando uma experiência inclusiva e participativa, a outra sessão será reservada para aulas individuais com alunos que demonstram avanços significativos. Estas aulas personalizadas visam otimizar o desempenho desses alunos para apresentações públicas, garantindo que cada participante receba atenção adequada às suas necessidades e habilidades.
· Oficinas de Instrumentos: Realização de oficinas mensais para ensinar os alunos a história e tocar instrumentos de capoeira como berimbau e atabaque.
· Festival Paradesportivo: Este evento ocorrerá ao longo de um final de semana inteiro, celebrando a capoeira através de workshops, rodas de capoeira e apresentações culturais. O festival servirá como um encontro Nacional, envolvendo participantes de todo o Estado de Goiás e outros Estados também. A ocasião promoverá a integração entre diversos Alunos, Graduados, Instrutores, Professores, e Mestrandos da Abadá Capoeira, proporcionando uma plataforma para cada um expor suas realizações e compartilhar técnicas e experiências. Além disso, o festival incluirá acomodações e transporte para os convidados, assegurando a participação ativa de figuras chave neste intercâmbio cultural significativo.
5. Cronograma
· Aulas de capoeira e oficinas culturais e de instrumentos.
· Festival Paradesportivo Abadá Capoeira, Batizado e troca de cordas
6. Festival Paradesportivo Abadá – Capoeira
O Festival de Capoeira é o que conhecemos pelo BATIZADO DE CAPOEIRA, momento este em que o aluno recebe sua primeira graduação, sendo que seu primeiro jogo de capoeira é realizado com um capoeirista mais antigo e experiente, no caso da ESCOLA ABADÁ CAPOEIRA, este capoeirista a jogar com o aluno será um instrutor, professor, mestrando ou mestre.
No evento conhecido como batizado de capoeira, o aluno demonstrara tudo aquilo que ele aprendeu durante os meses ou anos de treino na capoeira. Tornando assim para o aluno uma grande e imensa expectativa, pois neste evento ele terá o primeiro contato com capoeiristas de outros estados e cidades da ESCOLA ABADÁ CAPOEIRA.
O Batizado de capoeira se torna muito importante para os alunos, pois todos treinam com a expectativa de terem uma graduação, sendo isso um fator preponderante para incentivá-los a dedicar aos seus treinamentos. Se tornando o batizado de capoeira uma ferramenta extremamente motivacional, o qual de forma secundária atua fazendo com que o aluno se dedique durante os meses e anos de seu treinamento com o objetivo de receber sua tão sonhada e esperada graduação.
Muitos alunos de capoeira acabam parando de treinar e acabam se afastando da capoeira pela falta de realização de um evento (batizado de capoeira), fator esse muito
triste, pois com isso acabamos por muitas das vezes perdendo uma criança, jovem, adolescente ou até mesmo adulto para as mazelas da sociedade.
A Escola Abadá Capoeira, pelas suas normas e diretrizes vem lutando constantemente para resgatar aquelas pessoas que estão a beira do abismo negativo da sociedade contemporânea, instruindo seus professores a não apenas formar bons capoeiristas, mas sim pessoas de bom caráter e um verdadeiro cidadão de bem.
Sendo assim é muito importante a realização de pelo menos um evento (batizado de capoeira) anual, para mantermos acessas a chama dessa união capoeirística, momento ímpar
7. Expectativas ao Final do Projeto
Espera-se que ao final do projeto, os participantes tenham melhorado suas habilidades motoras, sociais e cognitivas, além de uma maior consciência ambiental. Espera-se também que o evento aumente a visibilidade da Pestalozzi, APAE e da Associação Pererê bem como fortalecendo a rede de apoio para a inclusão social na região.
8. Estratégia de Implementação
Para garantir o sucesso do projeto, a Associação Pererê coordenará com a Pestalozzi de Catalão Go, para integrar as atividades no calendário da instituição, garantindo a máxima participação dos alunos. Serão realizadas reuniões periódicas para avaliar o progresso das atividades e fazer ajustes conforme necessário.
9. Conclusão
O “Projeto Pererê" é uma iniciativa que alia cultura, esporte e responsabilidade social, visando a melhoria da qualidade de vida dos alunos da Pestalozzi, APAE e a promoção da inclusão social na comunidade. Com o apoio da sociedade, poderemos transformar positivamente a vida desses alunos e destacar o valor da capoeira como ferramenta de inclusão social e cultural.
ALUNOS DA ESCOLA SANTA CLARA - APAE DE CATALÃO GOIÁS
Recomendado para você
Marcelo Cordeiro o contador fala sobre a nova tabela de desconto do imposto de renda
Marcelo Cordeiro, o contador fala sobre a nova tabela de desconto do IR.Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Catalão
- CatalãoCatalão07/02/2025
A Rede Pop Pet Center irá realizar mais uma grande ação social em Catalão, por meio da doação de peixes Betta!
A Rede Pop Pet Center trás de volta um evento de grande sucesso e muito especial para os apaixonados por pets!Postado em 07/02/2025 - CatalãoCatalão07/02/2025
CPE detém casal por furto de fios na GO-330 e captura receptador
Equipe da Polícia Militar apreende cerca de 7.000 metros de fios furtados, avaliados em R$ 100 mil, e detém suspeitos em Catalão.Postado em 07/02/2025 - CatalãoCatalão07/02/2025
A empresa Transduarte retoma linhas de transporte de Ouvidor, Três Ranchos e Davinópolis
Transporte intermunicipal entre Catalão, Ouvidor, Três Ranchos e Davinópolis é retomado pela empresa TransduartePostado em 07/02/2025 - CatalãoCatalão06/02/2025
Caso Priscila Brenda: acusado de matar adolescente enfrenta novo júri 12 anos após o desaparecimento dela
Em 2023, ele chegou a ser condenado a 18 anos de prisão, mas a sentença foi anulada. Amigo de Paulo Vitor, que também era réu no processo, foi inocentado.Postado em 06/02/2025 - CatalãoCatalão06/02/2025
Homem é preso em flagrante por agressão contra mulher em Catalão
Na noite desta quarta-feira (5), um homem de 38 anos foi preso em flagrante após agredir uma mulher de 32 anos em Catalão.Postado em 06/02/2025