UFCAT: instituição supervisora do Programa Mais Médicos

A Universidade Federal de Catalão (UFCAT) é uma das instituições supervisoras do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) no âmbito do Estado de Goiás.

Postado em 16/10/2024
UFCAT: instituição supervisora do Programa Mais Médicos
Da esq. para dir.: Gilberto David, Jonatha Cajado, Robson Pereira, Roselma Lucchese, Márcia Santana, Gislei Marques e Abner Antônio.
Avatar
Por Portal CatalãoFull Stack Developer Graduated in Computer Science from the Federal University of Goias.

Estarão sob supervisão da UFCAT as regiões de saúde Estrada de Ferro, Sudoeste I, Sudoeste II, Sul e Entorno do Sul.

Recentemente, a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFCAT realizou a seleção de tutores e supervisores acadêmicos para o projeto, conforme a Portaria Interministerial MS/MEC nº 604, de 16 de maio de 2023. E na última sexta-feira, 11, a Reitoria recebeu em seu gabinete a visita da equipe de Referência Regionalizada do Ministério da Saúde, responsável por acompanhar as atividades de supervisão do projeto junto de tutores, supervisores acadêmicos e  a gestão da instituição.

Por parte da UFCAT participaram da reunião a Reitora, Prof.ª Roselma Lucchese, o Procurador Educacional Institucional, Abner Antônio Ferreira, o Diretor de Avaliação, Currículo e Diplomas da PROGRAD, Gislei Marques Lemes e o docente do curso de Medicina e tutor do projeto, Prof. Jonatha Cajado Menezes e Silva. A equipe de Referência Regionalizada estava composta pelos servidores Márcia Valéria Santana, Robson Pereira Braga e Gilberto David Filho.

Na oportunidade, a Reitoria da UFCAT apresentou a instituição aos visitantes e contextualizou a composição da área de Saúde (cursos, estrutura, parcerias vigentes, potencial futuro, etc.). A equipe de Referência, por sua vez, contextualizou o PMMB e apresentou detalhes sobre o desenvolvimento do projeto de supervisão acadêmica, as regiões de saúde sob responsabilidade da UFCAT, números de profissionais que serão supervisionados, além de reforçar a parceria e apoio para a execução das atividades.

Prof.ª Roselma exaltou o desafio desta inserção da UFCAT no programa e como esta ação irá impulsionar e encorpar ainda mais a atuação da instituição no Sistema Único de Saúde (SUS). "Essa visita representou um marco inicial da entrada da UFCAT no Programa Mais Médicos para o Brasil, com dois tutores professores médicos da Universidade, que por sua vez orientam 20 médicos supervisores, que assistem mais de 200 médicos credenciados, constituindo uma rede potente para o fortalecimento da atenção básica à saúde nas regiões sob nossa supervisão. Essa situação nos coloca  ainda mais imersos no SUS", ressaltou.