Conta de luz mais cara: Aneel confirma aumento na tarifa de energia por falta de chuva

Baixo volume de chuvas eleva custos de geração e leva Aneel a acionar bandeira vermelha patamar 2 em agosto

Postado em 28/07/2025
Conta de luz mais cara: Aneel confirma aumento na tarifa de energia por falta de chuva
Avatar
Por Portal Catalão

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que a bandeira tarifária vermelha patamar 2 será aplicada em agosto. Com isso, haverá um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, conforme divulgado pelo Jornal O Globo.

A mudança representa um aumento em relação a julho, quando estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, com custo adicional menor. De acordo com a Aneel, a decisão foi motivada pelo baixo volume de chuvas no país, que reduz a capacidade de geração das hidrelétricas e exige o acionamento de usinas termelétricas, cuja produção é mais cara.

“O cenário de afluências abaixo da média em todo o país reduz a geração por meio de hidrelétricas. Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas”, informou a agência.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem como objetivo indicar aos consumidores o custo real da geração de energia no país. Antes, esses reajustes só eram percebidos nas revisões tarifárias anuais, sem uma sinalização imediata dos custos adicionais.

 

A Aneel reforça a importância do consumo consciente de energia elétrica, lembrando que pequenas economias no dia a dia ajudam a preservar recursos naturais e contribuem para a sustentabilidade do setor.