Atualmente, 55% do lixo produzido em Goiás é disposto em aterros sanitários
Há 14 meses, Caiado assumia responsabilidades de ajudar municípios na gestão de resíduos sólidos. Em maio de 2023, o governador sancionou a lei complementar 182.
Postado em 25/07/2024
Atualmente, 55% dos resíduos sólidos produzidos no Estado já são dispostos em aterros sanitários – e não em lixões. Vale lembrar que, há 14 meses, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) assumia a responsabilidade de ajudar os municípios na gestão do lixo.
Em maio de 2023, o governador sancionou a lei complementar 182. O texto estabeleceu as microrregiões de saneamento básico em Goiás: em vez de se buscar soluções individuais para cada município nas quatro vertentes do saneamento (resíduos, drenagem, água e esgoto), o caminho será o de se construir soluções regionais, que atendam grupos de municípios ao mesmo tempo.
Nesse cenário, o Estado é o coordenador do processo. Futuramente, a expectativa é que participe da gestão dessas infraestruturas regionais junto aos municípios.
Posteriormente, houve a edição do decreto 10.367 pelo gestor estadual. Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis explica o teor. “O decreto estabeleceu a fase de transição (em que os municípios deveriam fechar os seus lixões imediatamente e levar seu lixo para aterros mais próximos) e a fase definitiva, que será alcançada com a regionalização”, afirma.
Além da destinação de 55% dos resíduos sólidos produzidos no Estado irem para os aterros, o governo estadual destaca que, dos 246 municípios de Goiás, 75 já fazem a disposição ambientalmente adequada do lixo (30% do total). O resultado supera o Tocantins (10,7%), a Bahia (11%), o Pará (4,1%), o Maranhão (8,7%) e o Piauí (8,03%).
Ministério Público
Em reunião que aconteceu no começo de março deste ano, titulares de 17 promotorias de Justiça definiram ações com o objetivo e fechar o cerco contra a destinação ambientalmente inadequada de resíduos sólidos em Goiás. O encontro foi promovido pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público de Goiás (MPGO).
Ficou decidido que as promotorias serão responsáveis por fornecer informações sobre situação e as peculiaridades da política municipal de resíduos sólidos de suas respectivas comarcas. Esse esforço conjunto visou fortalecer a fiscalização e promover a implementação eficaz das políticas ambientais em todo o Estado.
À época, existiam 186 lixões em Goiás. Ao Mais Goiás, a Semad confirmou que o número atual é de 170.
informações Mais Goiás
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
RegiãoRegião18/12/2025Subdelegacia de Polícia de Santo Antônio do rio verde realiza operação policial contra o tráfico de drogas.
Polícia civil cumpre 06 mandados de busca e apreensão domiciliar no distrito de Santo Antônio do Rio Verde.Postado em 18/12/2025
RegiãoRegião18/12/2025Delegacia de Polícia de Goiandira realiza operação policial contra o tráfico de drogas
Polícia Civil cumpre 04 mandados de busca e apreensão domiciliar na cidade de Goiandira/GO.Postado em 18/12/2025
GoiasGoias18/12/2025Pesquisa do Procon Goiás aponta variação de até 226% nos preços de presentes de Natal
Levantamento foi realizado em Goiânia e Anápolis. Maior diferença ocorreu no livro ‘Pais Brilhantes’ vendido entre R$ 19,90 a R$ 64,90 na capitalPostado em 18/12/2025
CatalãoCatalão18/12/2025Prefeitura de Catalão convoca aprovados no concurso da Educação.
A iniciativa representa um avanço concreto na estruturação das escolas e no atendimento às necessidades pedagógicas, administrativas e de apoio aos estudantes.Postado em 18/12/2025
CatalãoCatalão18/12/2025Comunidade de Coqueiros celebra entrega da igreja totalmente reformada com apoio da CMOC
Obra iniciada em setembro e apoiada pela CMOC é inaugurada com autoridades, missa festiva e programação cultural.Postado em 18/12/2025





