Conheça a advogada de 50 anos que vai disputar maratona nos Jogos Olímpicos

Advogada, que começou a correr na pandemia por incentivo do marido, se surpreendeu com convite: 'Achei que era golpe'.

Postado em 23/07/2024
Conheça a advogada de 50 anos que vai disputar maratona nos Jogos Olímpicos
Reprodução G1 Goiás
Avatar
Por Gabrielle AndradeUx Writer | Jornalista

A advogada Adriana Barbosa, de 50 anos, foi selecionada para participar da Marathon Pour Tous (traduzida para o português: Maratona Para Todos) em Paris. Segundo o Comitê Olímpico, pela primeira vez na história, serão organizadas provas de corrida abertas ao público, com uma maratona completa e corridas de 10 km.

“Quando eu recebi o e-mail, levei um susto, pois foi em julho de 2023 e praticamente não havia notícias de pessoas que iriam. Na verdade, não sabia de ninguém que tivesse sido sorteado. Achei até que fosse fake”, contou a advogada.

O comitê informou que a Maratona Para Todos seguirá o mesmo percurso da Maratona Olímpica de Paris 2024. O objetivo do formato é permitir que o público ultrapasse seus limites e participe de um momento excepcional, seguindo os passos dos atletas olímpicos.

“Como é minha primeira maratona, me sinto presenteada pelo universo por poder participar dentro das Olimpíadas”, relatou Adriana.

A advogada informou que é a única representante de Goiás e que, além dela, mais de 20 mil pessoas no mundo todo participarão da maratona. Adriana contou que vai viajar para Paris no dia 6 de agosto.

“No Brasil, somos em torno de 160 pessoas, juntando as duas provas. Não penso muito no número de pessoas que estarão lá, penso em mim e na oportunidade única”, finalizou a atleta.

Preparação

A moradora de Anápolis contou que começou a correr na pandemia por incentivo do marido, que é maratonista.

“Meu treinador é meu esposo, que já correu maratonas no mundo inteiro. Quando fui sorteada, pensei até em não ir, pois nunca tinha corrido e nem tinha essa pretensão. Mas ele falou: 'Você vai, vou te treinar e vai dar conta'”, afirmou Adriana.

Para participar do evento, Adriana contou ao g1 que tem planilhas semanais de treino e acompanhamento nutricional. Além disso, ela também é atendida por fisioterapeutas e faz pilates.

“Treino corrida umas quatro vezes na semana, musculação três vezes, para o fortalecimento. Também tenho um personal específico da musculação e fisioterapia toda semana”, disse a atleta.

A atleta disse que, com a proximidade da corrida, os treinos se intensificaram. Também informou que vai participar de uma corrida em São Paulo para estar preparada para Paris.

“Já fiz várias meias maratonas de 21 km, mas uma maratona de 42 km é a primeira vez. Estou indo para São Paulo este final de semana para correr a SP City. Deve ser o final do treino mais pesado”, disse a atleta.

Maratona

As Olimpíadas começam na próxima quarta-feira (24). De acordo com o Comitê Olímpico, a Maratona Para Todos, com início às 21h de 10 de agosto, terá 20.024 participantes. A largada será no Hôtel de Ville.

O trajeto de 42 km, que ligará Paris a Versalhes, terá chegada na Esplanada dos Inválidos. O percurso passará por nove cidades: Paris, Boulogne-Billancourt, Sèvres, Ville-d'Avray, Versalhes, Viroflay, Chaville, Meudon e Issy-les-Moulineaux.

Além da maratona de 42 km, uma corrida mais curta e acessível de 10 km também acontecerá na mesma data. O comitê informou que o trajeto passará por diversos locais e monumentos icônicos no coração de Paris, com uma série de eventos e atividades especiais.

informações G1 Goiás