Educação financeira é incluída na grade de escolas públicas de Goiás
Com enfoque em apresentar noções básicas de cidadania e consumo sustentável aos estudantes, a eletiva mescla conhecimentos de Matemática, Administração e, até mesmo, de História e Ciências Sociais.
Postado em 02/05/2024
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) anunciou a oferta de disciplinas eletivas nas grades curriculares das escolas regulares da rede pública, do Ensino Fundamental II. Alunos de 6° ao 9° ano podem escolher entre 10 opções de disciplinas adicionais. Dentre elas, a Educação Financeira tem se destacado e, até o fim de 2024, todos as escolas estaduais já terão este módulo como opção de eletiva.
Com enfoque em apresentar noções básicas de cidadania e consumo sustentável aos estudantes, a eletiva mescla conhecimentos de Matemática, Administração e, até mesmo, de História e Ciências Sociais. Para implantar a nova disciplina, por orientação do Ministério da Educação (MEC), a Secretaria recebe suporte pedagógico e financeiro do Banco Central, por meio do programa Aprender Valor. A iniciativa apresenta mais de 65 projetos à disposição dos professores para desenvolverem com os alunos.
Com acompanhamento constante das coordenações regionais de Educação (CREs), as escolas da rede têm a oportunidade de aplicar trabalhos práticos visando maior fixação do que for aprendido no decorrer da eletiva. Segundo a coordenadora estadual do Aprender Valor, Marlene Faria, o apoio do projeto está disponível a todas as escolas da rede estadual. Ela explica que a inserção da Educação Financeira na grade dos alunos aproxima a aprendizagem escolar da vida prática.
“Esse módulo coloca para as escolas o desafio de implementar projetos escolares transversais mobilizando profissionais que atuam em diversas áreas do conhecimento e inserindo nas rotinas escolares a gestão de projetos dessa natureza. Atividades como levar as crianças ao mercado para fazer compras com uma quantia específica, desenvolver uma campanha em casa para diminuir a conta de luz, são exemplos de práticas a serem estabelecidas nessa eletiva”, explica.
Ações nas escolas
Alunos das turmas de 7° ano da Escola Estadual João Fagundes Furtado, de Porangatu, no interior do estado, vêm colocando em prática os conhecimentos adquiridos por meio de diversas atividades: a confecção de cofres de porquinho com material reciclável, a elaboração de cartazes de conscientização de gastos, o uso de panfletos de mercado para realizar situações problemas e com a produção de panfletos com o material pesquisado durante as aulas.
A professora Dilza Vilas Boas, que ministra a disciplina para o turno vespertino, conta que, até agora, foram trabalhados os conceitos de Educação Financeira, orçamento doméstico e público, situações problemas com adição e subtração, origens do dinheiro etc. “Os alunos têm demonstrado interesse pois é algo do cotidiano e estão aprendendo a importância de saber poupar para realizar sonhos.”
“Estudar Educação Financeira foi como abrir uma porta pra um mundo novo. A gente tá aprendendo a lidar com dinheiro de um jeito que ninguém nunca ensinou na escola antes”, afirma a estudante Mikaelly Vitória Siqueira. A adolescente de 12 anos faz o 7° ano na Escola Estadual João Fagundes Furtado, de Porangatu, onde a eletiva já é ofertada. Ela que integra a turma da professora Dilza, tem tido experiências bastantes proveitosas e já tem planos para o futuro. “Aprendi que não é só ganhar e gastar, tem todo um esquema de poupar e investir também”, conclui.
informações A Redação
Recomendado para você

Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
RegiãoRegião24/10/2025Final do Circuito Goiano de Pesca Esportiva é neste sábado (25/10), em Três Ranchos
Iniciativa movimenta o turismo e incrementa a economia em cidades ribeirinhas.Postado em 24/10/2025
CatalãoCatalão24/10/2025CPE prende autor de furto de equipamentos de telecomunicação em Catalão
Equipe da CPE localiza e prende suspeito de furto em Catalão; equipamentos de telecomunicação foram totalmente recuperados.Postado em 24/10/2025
RegiãoRegião23/10/2025Bombeiros de Catalão atendem ocorrência de queda de moto na GO-210 vítima de 67 anos é encaminhada ao hospital
Na noite desta quarta-feira, 22 de outubro de 2025, o 10º Batalhão de Bombeiros Militar de Catalão (10º BBM) foi acionado para atender uma ocorrência de queda de motocicleta na GO-210, próximo ao aterro sanitário, sentido Catalão–Goiandira.Postado em 23/10/2025
GoiasGoias22/10/2025Conta de luz fica 18,55% mais cara em Goiás a partir de hoje.
Aumento aprovado pela ANEEL impacta milhões de consumidores e acende alerta para o orçamento das famílias, que enfrentarão um reajuste de 19,01% na tarifa residencial.Postado em 22/10/2025
CatalãoCatalão22/10/2025CPE realiza série de ações e prende foragidos e traficantes em Catalão e Pires do Rio
A Companhia de Policiamento Especializado (CPE), pertencente à 8ª CIPM do 9º CRPM, intensificou nas últimas horas as operações de combate ao tráfico de drogas e à evasão carcerária nas cidades de Catalão e Pires do Rio (GO).Postado em 22/10/2025






