Fiocruz mantém alerta para alta de casos graves de covid-19 em Goiás
A manutenção do aumento dos casos de SRAG em crianças e adolescentes de até 14 anos de idade em muitos estados da região Centro-Sul e em alguns estados do Norte-Nordeste está associada ao rinovírus.
Postado em 20/09/2024
O novo Boletim InfoGripe desta semana destaca que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 crescem e se ampliam no país. A atualização mostra aumento dos casos de SRAG associado à covid-19 no Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os estados de Minas Gerais e Paraná também apresentam leve aumento de casos SRAG em idosos, provavelmente associado à covid-19. Os dados foram divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (19/9).
A manutenção do aumento dos casos de SRAG em crianças e adolescentes de até 14 anos de idade em muitos estados da região Centro-Sul e em alguns estados do Norte-Nordeste está associada ao rinovírus. No entanto, já é possível observar sinais de desaceleração no crescimento de SRAG pela doença em alguns desses estados e até mesmo a queda das hospitalizações por rinovírus em outras regiões do país.
Entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos de idade, os vírus sincicial respiratório (VSR) e o rinovírus continuam sendo as principais causas de internações e óbitos. A mortalidade da SRAG permanece mais elevada entre os idosos, com predomínio de covid-19, seguido pela influenza A.
No agregado nacional, há sinal de aumento de SRAG na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas). Esse aumento se deve a um crescimento das SRAG por rinovírus e covid-19 em muitos estados.
A análise aponta que 14 unidades federativas apresentam indícios de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo: Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.
Pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella ressalta que o crescimento dos casos graves por rinovírus já começam a dar sinais de desaceleração em alguns estados ou até de queda em algumas regiões. Em relação aos vírus da influenza A, informa Tatiana, os casos graves do vírus continuam em baixa na maior parte do país.
No entanto, segundo a pesquisadora, o estudo observou aumento de casos graves por influenza A no Rio Grande do Sul. "Por isso, é importante que todas as pessoas do grupo de risco do Rio Grande do Sul que ainda não tomaram a vacina contra o vírus da influenza A procurem um posto de saúde para se vacinarem contra o vírus. Além disso, diante do cenário de aumento de casos graves de covid-19 em muitos estados do país, é muito importante que todas as pessoas do grupo de risco também estejam em dia com a vacina". 
informações A Redação
Recomendado para você

Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
GoiasGoias03/11/2025Adib decide disputar 4 mandato como deputado estadual.
Secretario de Infraestrutura confirmou pré-candidatura em entrevista nesta segunda-feira, 03. Objetivo é fortalecer a representação do sudeste goiano na Alego e trabalhar para que a região tenha, de forma efetiva, voz ativa nas decisões do Estado.Postado em 03/11/2025
GoiasGoias03/11/2025Anhanguera tenta recorde mundial com caipirinha de 1.500 litros no Festival do Limão Taiti
Menor cidade de Goiás quer entrar para o Guinness com uma caipirinha gigante de 1.500 litros feita em betoneiras durante o Festival do Limão Taiti.Postado em 03/11/2025
CatalãoCatalão03/11/2025Catalão deve ter dia de céu nublado e tempestades isoladas nesta segunda-feira (03)
Catalão (GO) inicia a semana sob influência de instabilidades climáticas, com previsão de céu bastante nublado e ocorrência de tempestades localizadas ao longo desta segunda-feira (03).Postado em 03/11/2025
CatalãoCatalão03/11/2025Jovem é atacado com chicotadas em Catalão e foge do hospital após atendimento
Um rapaz, cuja identidade não foi divulgada, foi violentamente agredido no bairro JK, em Catalão (GO), na última quarta-feira (29/10).Postado em 03/11/2025
RegiãoRegião31/10/2025Museu Ferroviário de Pires do Rio é reinaugurado e ganha sala de cinema pública
Espaço histórico foi totalmente revitalizado pelo Governo de Goiás e passa a integrar a rede de difusão audiovisual do Estado.Postado em 31/10/2025






