Glaucoma de Marrone é hereditário

Marrone já tratava o glaucoma com colírios. Segundo médico, uma dor de cabeça que não estava atrelada a doença fez o cantor procurar novamente o hospital e descobrir agravamento assintomático nos olhos.

Postado em 21/06/2024
Glaucoma de Marrone é hereditário
Reprodução G1 Goiás
Avatar
Por Gabrielle AndradeUx Writer | Jornalista

O cantor sertanejo Marrone, da dupla com Bruno, perdeu parte da visão periférica por conta de uma doença nos olhos, chamada glaucoma. O oftalmologista José Beniz Neto, que cuida do caso, explicou que outras pessoas da família dele já foram diagnosticadas com a mesma doença e que, portanto, é um caso hereditário.

“Ele conta que a sua mãe teve glaucoma e que alguns parentes têm glaucoma diagnosticado já. Então, no caso dele, é um fator hereditário”, disse Beniz.

Marrone já tratava o glaucoma com colírios corretamente receitados. Ao sentir uma dor de cabeça, decidiu procurar um médico. Segundo Beniz, a dor de cabeça do cantor não estava atrelada ao glaucoma, mas acabou ajudando a diagnosticar um agravamento assintomático da doença nos olhos, descrito como “escavação significativa do nervo óptico”.

“Como ele já estava usando colírios para este fim, colírios corretos, ele não estava com a pressão do olho tão alta. Mas ao fazermos o exame completo oftalmológico, detectamos uma escavação do nervo óptico bastante importante. Essa escavação é um dos principais sinais do glaucoma avançado, motivo pelo qual programamos com rapidez a cirurgia”, explicou.

Tratamento até o fim da vida

O glaucoma não tem cura. Francisco Eduardo Lima, outro oftalmologista que cuida de Marrone, ressaltou que o cantor terá que tratar a doença pelo resto da vida para evitar a perda total da visão.

“Para todos que já operaram de glaucoma: seu problema não está resolvido, fique perto do seu médico, continue o acompanhamento pelo resto da sua vida. A cirurgia pode deixar de funcionar, mas nós temos outras técnicas para utilizar; o importante é controlar a pressão do olho”, explicou o oftalmologista.

A cirurgia nos dois olhos do artista foi realizada na segunda-feira (17), em Goiânia. Marrone perdeu parte da visão, mas já recebeu alta e se recupera do procedimento em casa.

José Beniz reforçou que o glaucoma é uma doença silenciosa que, na maioria das vezes, não apresenta sintomas alarmantes que façam as pessoas procurar um oftalmologista; assista vídeo com explicação abaixo.

Segundo os médicos, Marrone segue levando uma vida normal e pode continuar fazendo shows sem problemas, desde que a doença não progrida. "Por isso, ele deve manter o acompanhamento oftalmológico para verificar a situação do campo visual, da tomografia óptica, do nervo óptico e da pressão ocular", explicou Beniz.

informaçõs G1 Goiás

Mais sobre Goias