Goiás: declaração de rebanho deve ser feita à Agrodefesa até 31 de dezembro
Medida é obrigatória para pecuaristas de todas as espécies nas propriedades dos 246 municípios do Estado. Informações devem ser declaradas no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago)
Postado em 26/12/2024Imagem: Wenderson Araujo/CNAA Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) alerta os pecuaristas goianos que termina no dia 31 de dezembro o prazo para a declaração de rebanho obrigatória no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago).
Devem ser declaradas informações cadastrais atualizadas, as mortes, os nascimentos e a evolução de todas as espécies existentes nas propriedades de todos os municípios do Estado.
A medida está prevista na Portaria nº 473/2024 da Agrodefesa.
“A declaração de rebanho permite a Agrodefesa acompanhar a produção pecuária no Estado e desenvolver ações de defesa sanitária animal, impulsionando a economia goiana. Nossos pecuaristas são nossos parceiros e entendem a necessidade da ação, por isso, reforçamos o cuidado com o prazo, que termina no próximo dia 31 de dezembro”, salienta o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.
O Sidago está disponível no endereço https://sidago.agrodefesa.go.gov.br.
O acesso ao Sistema para declaração de rebanho é feito por meio de login e senha de acesso exclusivos do titular da propriedade.
Crédito: Agrodefesa
Particularidades
A depender do tipo de rebanho, algumas informações complementares são exigidas do pecuarista, durante a declaração.
O produtor rural deverá informar na declaração de rebanho o mês de nascimento de todos os bovinos e bubalinos nascidos após a 1ª Etapa/2024 do mês de maio.
No caso dos produtores de leite, também está disponibilizada a opção de compartilhamento de dados com os laticínios aos quais fornecem o produto.
O fornecimento das informações aos laticínios é medida obrigatória, estabelecida de acordo com a legislação pertinente, a qual determina que o leite só pode ser recebido de propriedades que estejam sanitariamente regulares.
Conforme consta do Decreto Estadual nº 5.652/2002, o produtor deve comprovar que está regular com a vacina de brucelose e demais obrigações sanitárias para que possa comercializar o leite que produz.
Para realizar o compartilhamento das informações via Declaração de rebanho e vacinação – Etapa Novembro 2024, o produtor deverá acessar o Sidago com seu login e senha e clicar em “Declaração de Rebanho e Vacinação”.
Nesta etapa deverá responder SIM à pergunta se é produtor de leite e também à permissão que seus dados sejam compartilhados via Sidago para a venda de leite ao laticínio.
Será solicitado ainda o CNPJ da empresa que recebe o leite.
Feito isso, o produtor deverá realizar o restante da declaração e salvar.
No lançamento dos dados de suínos e aves, a Portaria também estabelece que deverão ser informadas na declaração somente estabelecimentos caracterizados como criatórios ou criações de fundo de quintal, ou seja, animais criados para subsistência.
Outra particularidade é que, nos 119 municípios considerados de alto risco para a raiva, em Goiás, os pecuaristas que realizaram a vacinação contra a doença entre 1º de novembro e 15 de dezembro, além da declaração de rebanho, também devem realizar a comprovação da imunização antirrábica.
“A declaração de rebanho é obrigatória por ser uma importante medida sanitária para a realização de diferentes ações da Agrodefesa, sejam elas de fiscalização agropecuária, de inspeção sanitária ou mesmo em situações emergenciais, como no caso de algum foco de doença. Auxilia na garantia da sanidade dos rebanhos e do consumidor final, pelo acompanhamento feito pelo Governo de Goiás”, complementa a gerente de Sanidade Animal, Denise Toledo.
Trânsito
A Portaria nº 473/2024 da Agrodefesa, também orienta o trânsito de animais durante o período da declaração de rebanho.
De acordo com a norma, fica proibido o trânsito de quaisquer espécies animais, para entrada e saída, cujas propriedades de origem e destino não tenham realizado a declaração de rebanho, exceto aos animais destinados ao abate imediato.
Durante o período da campanha, também fica determinado que a entrada de animais em leilões e feiras pecuárias somente será permitida após o cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas na legislação.
Neste caso, o estabelecimento leiloeiro não poderá abrigar os animais para participação de leilões em datas futuras, quando a origem desses animais não estiver regular quanto ao cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas na legislação.
Fonte: Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás
Recomendado para você
Marcelo Cordeiro o contador fala sobre a nova tabela de desconto do imposto de renda
Marcelo Cordeiro, o contador fala sobre a nova tabela de desconto do IR.Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
- GoiasGoias26/12/2024
Motoristas são flagrados a até 178 km/h durante Operação Natal em Goiás
PRF registra quase 1.900 autuações por infrações, incluindo excesso de velocidade, e intensifica a fiscalização na Operação Ano Novo para reforçar a segurança nas rodoviasPostado em 26/12/2024 - GoiasGoias26/12/2024
IPVA 2025: Secretaria da Economia anuncia calendário, descontos e mudanças no pagamento do imposto em Goiás
Calendário do IPVA estabelece 15 de janeiro como data para desconto à vista e início do parcelamentoPostado em 26/12/2024 - RegiãoRegião26/12/2024
Carnaval 2025 de Três Ranchos terá matinê familiar como grande novidade
Um resgate do carnaval em família, esse é o objetivo da nova programação que será incluída no Carnaval que terá atrações infantis e premiações para os pequenos foliõesPostado em 26/12/2024 - RegiãoRegião26/12/2024
Réveillon em Três Ranchos promete agitar com atrações de peso
A dupla conhecida nacionalmente, George Henrique e Rodrigo, encabeçam programação diversificada para a virada do anoPostado em 26/12/2024 - RegiãoRegião23/12/2024
Três Ranchos: coletiva de imprensa abre preparativos para o Carnaval 2025
Com muitas novidades, a maior festividade da cidade poderá acontecer de portões abertos através da parceria entre prefeitura e Pedro GravataPostado em 23/12/2024