Goiás recebe reconhecimento nacional de livre de febre aftosa sem vacinação
Além de Goiás, os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins, e o Distrito Federal foram reconhecidos.
Postado em 26/03/2024Reprodução Governo de GoiásO Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta segunda-feira (25/03), a Portaria nº 665 que reconhece Goiás como livre da febre aftosa sem vacinação. Ao todo, foram contempladas 17 unidades federativas com o reconhecimento nacional.
Além de Goiás, os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins, e o Distrito Federal foram reconhecidos.
Nesses locais, ficam proibidos o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa. A medida também restringe a movimentação de animais e de produtos dessas unidades federativas para as demais áreas que ainda praticam a vacinação no país.
A proibição permanecerá em vigor até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) conceda internacionalmente o reconhecimento de status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação a todas as unidades do país. Tais determinações entram em vigor a partir de 02 de maio.
Livre de febre aftosa sem vacinação
“Esse reconhecimento é fruto do trabalho árduo de décadas de parceria entre os órgãos oficiais de defesa agropecuária e os pecuaristas, que sempre estiveram na ponta, executando a vacinação do rebanho. Seguir as atuais normativas estabelecidas na portaria vai nos permitir alcançar o reconhecimento internacional e abrir ainda mais mercado para a carne goiana e seus derivados”, argumenta o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.
Ele enfatiza que, desde o ano passado, Goiás não realiza mais a vacinação contra a febre aftosa.
“Goiás sempre alcançou níveis excelentes de cobertura vacinal, e também foram realizados vários inquéritos epidemiológicos que constataram não haver a circulação do vírus da febre aftosa no rebanho goiano. Diante de tantos resultados que demonstravam a segurança para retirar a vacina, não havia motivo para manter essa medida sanitária. Então, em novembro de 2022, depois de um trabalho árduo da defesa sanitária, foi realizada a última etapa de vacinação no nosso Estado”, explica.
PNEFA
Para que os 16 estados e o Distrito Federal conquistassem o reconhecimento nacional foi instituído um Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), no qual prevê que o Brasil se torne totalmente livre da vacinação até 2026. Para isso, os estados e o DF precisam atender a critérios definidos pelas diretrizes do Código Terrestre da organização internacional.
“Para a OMSA reconhecer internacionalmente uma região como livre da vacinação é preciso que haja, além da suspensão da vacinação, a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados e regiões imunes por, pelo menos, doze meses. É esse o prazo que o governo federal espera contar a partir de 2 de maio, com o início de validação da portaria emitida nesta segunda-feira, dia 25 de março”, analisa o gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Rafael Costa Vieira.
Situação nos demais estados
Atualmente, no Brasil, somente os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, partes do Amazonas e Mato Grosso possuem o reconhecimento internacional de zona livre da aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Esse reconhecimento abre caminho para que os produtos pecuários de tais locais sejam aceitos nos mercados mais exigentes do mundo.
Durante o mês de abril, será realizada a última imunização contra aftosa nos seguintes estados: Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e parte do estado do Amazonas. Já nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, as etapas da imunização seguem o calendário de aplicação em maio e novembro.
informações Governo de Goiás
Recomendado para você
Marcelo Cordeiro o contador fala sobre a nova tabela de desconto do imposto de renda
Marcelo Cordeiro, o contador fala sobre a nova tabela de desconto do IR.Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
- CatalãoCatalão14/12/2024
Previsão do tempo em Catalão: prepare-se para o fim de semana
Confira as temperaturas, as chances de chuva e dicas para aproveitar o sábado e o domingo na cidade.Postado em 14/12/2024 - CatalãoCatalão13/12/2024
Prefeitura de Catalão e SAE anunciam R$ 20 milhões na expansão das redes de água e esgoto
O Termo de Compromisso entre a SAE e a Caixa foi assinado nesta quinta-feira (12) e vai assegurar recursos para reforçar o fornecimento de água tratada nos bairros Pontal Norte e Castelo Branco e, também, implantar rede de esgoto sanitário em sete bairros na região do Setor AeroportoPostado em 13/12/2024 - CatalãoCatalão13/12/2024
Celebrações de Natal: Paróquia Mãe de Deus promove um chamado à renovação espiritual
Vivencie a verdadeira essência do Natal: fé, união e transformação espiritual que fortalecem os laços humanos e divinosPostado em 13/12/2024 - CatalãoCatalão13/12/2024
Abandono de animais cresce no fim de ano: entenda como ajudar e fazer a diferença
Com o aumento do abandono durante as férias e festas, é essencial lembrar que animais trazem benefícios à saúde e que o abandono é crime. Adote e transforme vidas!Postado em 13/12/2024 - CatalãoCatalão13/12/2024
Filmes destacam história e personagens de Catalão com lançamento nesta sexta-feira
Dois documentários que exploram figuras marcantes e aspectos históricos da cidade serão exibidos na UFCATPostado em 13/12/2024