Goiás registra mais de 25 mil casos de diarreia aguda em agosto
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o total de notificações em 2024 já soma 168.488 casos. As cidades com surtos ativos estão sendo monitoradas para ações de controle e prevenção.
Postado em 05/09/2024
Goiás registrou 26.756 casos de Doença Diarreica Aguda (DDA) em agosto deste ano, com 149 municípios enfrentando surtos ativos dos sintomas. Segundo o monitoramento de doenças diarreicas, a expectativa é de aumento de casos em setembro, seguindo uma tendência nacional.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o total de notificações em 2024 já soma 168.488 casos. As cidades com surtos ativos estão sendo monitoradas para ações de controle e prevenção.
As principais causas da DDA são os vírus rotavírus e norovírus, com predominância do rotavírus em vários municípios, conforme apontado pela SES-GO.
Cobertura vacinal
A cobertura vacinal contra o rotavírus para crianças menores de 1 ano foi de 81,17% em 2023 e 80,62% em 2024 (dados de janeiro a julho). A Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) realiza monitoramento periódico da qualidade da água, uma das possíveis formas de transmissão da DDA, como destaca a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim.
Entre julho e agosto de 2024, o Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) analisou amostras de água de 55 pontos de coleta em 19 municípios, liberando 40 laudos. Apenas três amostras, todas de Campos Belos, testaram positivo para a bactéria Escherichia coli (E. coli), sendo esses locais monitorados continuamente.
Conforme Flúvia Amorim, a SES acompanha os surtos por meio da Sala de Situação de Doença Diarreica Aguda, que monitora os municípios com casos acima da média. O controle também ocorre ao longo do ano em unidades sentinela espalhadas pelo estado. Quando os números ultrapassam o esperado, um monitoramento mais sensível é ativado, e a Sala de Situação entra em operação.
Amorim destaca que o aumento de casos de DDA, acima do limite esperado, é uma realidade nacional. Em Goiás, os surtos começaram a ser identificados no fim de junho e, desde então, a SES e os municípios têm trabalhado conjuntamente, reforçando a atuação em julho com a criação da Sala de Situação.
informações A Redação
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
- CatalãoCatalão17/09/2025
Confronto na GO-210 entre Goiandira e Catalão termina com três mortos
Na noite desta terça-feira (16), uma operação policial terminou em violento tiroteio na rodovia GO-210, que liga Goiandira a Catalão, logo após uma tentativa de triplo homicídio registrada no Bairro Primavera, em Goiandira.Postado em 17/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Coren-GO promove ação em Catalão com serviços, escuta ativa e apoio à enfermagem
Projeto "Coren-GO Junto com Você" promove atendimentos, palestras e orientações para profissionais da enfermagem da região.Postado em 16/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Homem é encontrado morto na zona rural de Catalão
Polícia Civil investiga o caso como possível homicídio.Postado em 16/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Nota de utilidade pública, interrupção temporária no abastecimento de água em Catalão
SAE anuncia interrupção temporária no abastecimento de água em diversos bairros de Catalão nesta quinta-feira.Postado em 16/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Polícias Civil e Militar prendem suspeitos de furtar peças de veículos da Prefeitura de Catalão.
Mandados de prisão e busca domiciliar foram cumpridos em operação conjunta; investigações continuam para localizar peças subtraídas e possíveis receptadores.Postado em 16/09/2025