Goiás tem 36 casos graves de dengue em gestantes no ano
De acordo com a pasta, ao todo, já foram registrados 1.318 casos prováveis da doença nesse grupo específico.
Postado em 02/04/2024
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) já registrou 36 casos graves de dengue em mulheres grávidas em 2024. De acordo com a pasta, ao todo, já foram registrados 1.318 casos prováveis da doença nesse grupo específico.
Em 2024, segundo a SES, ainda não há óbitos confirmados e que apenas um caso está sendo investigado pelo Comitê Estadual de Investigação de Óbito Suspeito por Arboviroses. Antes da investigação, a pasta ressalta que os óbitos são registrados como suspeitos.
Os casos acendem alerta após a morte da jovem Sofia Amorim, de 22 anos, na última quarta-feira (27), com suspeita de dengue em um hospital de Goiânia. Sofia estava grávida de sete meses, e infelizmente o bebê também morreu.
Uma amiga da jovem disse que os médicos realizaram uma cesariana de emergência na esperança de salvar o bebê, mas sem sucesso. Ela disse que o neném já havia falecido na barriga da mãe durante a madrugada anterior, mas não foi possível fazer o parto de imediato, porque as plaquetas estavam muito baixas e Sofia poderia perder muito sangue.
Antes do diagnóstico de dengue, de acordo com a amiga, Sofia sentia muita falta de ar, mas todos acharam que poderia ser ansiedade.
Cuidados durante a gravidez
Ao Mais Goiás, a médica infectologista Vivian Furtado ressalta os cuidados que uma gestante deve ter para não contrair dengue. Segundo a especialista, o risco de dengue grave é maior devido às modificações no sistema imunológico e na quantidade de líquido no corpo da gestante.
Além disso, a médica destaca que, no primeiro trimestre, pode aumentar a chance de perda fetal. Depois, podem ocorrer sangramentos e hipotensão. “Independente da fase da gestação, a dengue é sempre potencialmente grave, e o que muda são as complicações”, explica.
Vivian destaca que a vacina é contraindicada para gestantes. “É uma vacina de vírus vivo atenuado, então não pode ser administrada nem para gestantes nem para pacientes gravemente imunossuprimidos”, ressalta.
Sintomas
Toda mulher grávida, independentemente de qualquer sintoma, deve realizar o pré-natal para garantir uma gestação saudável. Além disso, algumas precauções podem ajudar a evitar a exposição ao mosquito, como a utilização de telas em janelas e portas, o uso de roupas compridas e a aplicação de repelente, que não apresenta contraindicação para gestantes.
De acordo com a infectologista, os sintomas da dengue são os mesmos: febre, dor no corpo, mal-estar, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e, em alguns casos, pode haver sangramento de gengiva e mucosa nasal, além de hipotensão, manchas avermelhadas na pele, coceira, diarreia, náuseas e vômitos.
“Os sintomas podem se agravar após a febre diminuir. A pessoa pode se sentir melhor, mas as complicações ocorrem nessa fase, quando podem surgir reações imunológicas que levam ao choque hipovolêmico (pressão muito baixa, comprometendo a circulação para órgãos nobres como coração, pulmão, cérebro e rins)”, explica a especialista.
Segundo a médica, a gestante com febre deve sempre procurar atendimento médico para avaliação clínica e exames. Vivian reforça que o uso de medicamentos como AAS e anti-inflamatórios é contraindicado nas arboviroses.
informações Mais Goiás
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
RegiãoRegião01/04/2026Três Ranchos prepara Semana Santa com programação intensa e expectativa de grande público.
O município de Três Ranchos já está pronto para a Semana Santa 2026, que acontece entre os dias 2 e 5 de abril com uma programação diversificada que une fé, cultura, esporte e entretenimento.Postado em 01/04/2026
CatalãoCatalão01/04/2026Equipes da região de Catalão estreiam no Brasileirão Série D 2026 neste fim de semana
ABECAT Ouvidorense joga em casa na abertura, enquanto CRAC estreia fora; equipes prometem movimentar o Grupo A11 com confronto regional já marcado para abril.Postado em 01/04/2026
GoiasGoias01/04/2026Daniel Vilela detalha primeiros passos da gestão após assumir como governador de Goiás.
Chefe do Executivo goiano recebe cargo de Ronaldo Caiado e projeta, em entrevista coletiva, futuro como gestor com continuidade das ações.Postado em 01/04/2026
CatalãoCatalão01/04/2026Polícia Civil de Catalão cumpre mandado de prisão preventiva em desfavor de investigado por crimes sexuais cometidos contra menores.
As investigações revelaram que o investigado, que exercia função de liderança de jovens em instituição religiosa à época dos fatos no município de Catalão.Postado em 01/04/2026
CatalãoCatalão31/03/2026Conselho Municipal de Saúde de Catalão dá posse aos novos conselheiros e elege nova presidência.
Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (31), no auditório da Prefeitura de Catalão, foram empossados os novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS).Postado em 31/03/2026



