Governo de Goiás amplia campanha de vacinação contra bronquiolite em gestantes.
Estado reforça articulação com associações médicas para aumentar a cobertura vacinal e proteger recém-nascidos das formas graves da doença.
Postado em 12/12/2025
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), intensifica a mobilização junto à comunidade médica para ampliar a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes, estratégia essencial para proteger bebês das formas graves de bronquiolite. A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, reuniu-se com lideranças da Associação Médica de Goiás (AMG) e da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (SGGO) para solicitar apoio na divulgação, orientação das futuras mães sobre a importância da imunização.
A reunião contou com a presença do presidente da AMG, Washington Luiz Ferreira Rios, e do presidente da SGGO, Alexandre Vieira Santos Moraes, que reconheceram a relevância da ação e discutiram estratégias conjuntas para ampliar o alcance das informações entre profissionais e pacientes. As entidades se comprometeram a reforçar a comunicação junto à comunidade médica de todo o Estado, orientando profissionais, tanto da rede pública quanto privada.
Flúvia Amorim destacou a urgência da mobilização conjunta. “ Hoje estamos com uma vacina específica para as gestantes, superimportante, porque a proteção é para o bebê. Nós estamos pedindo esse apoio para comunidade médica de obstetras e às equipes que atendem essas mulheres. Dessa forma podemos orientar, tirar dúvidas e ampliar a confiança na vacinação”.
Durante a reunião, a gerente de Imunização da SES, Joice Dorneles, apresentou a operacionalização do esquema vacinal, incluindo orientações sobre triagem, comunicação e distribuição das doses. Ela explicou que a vacina está disponível de forma contínua nas mais de mil salas de vacinação do Estado, destinada às gestantes a partir da 28ª semana de gestação.
O Estado possui cerda de 91.277 gestantes e a estratégia segue evidências científicas que demonstram maior eficácia quando a aplicação é feita a partir da 28ª semana até 15 dias antes do parto, garantindo transferência adequada de anticorpos ao bebê durante a gestação e proteção da criança por até seis meses de vida.
O VSR é a principal causa de bronquiolite em crianças menores de dois anos e responde por cerca de 75% dos casos virais e 40% das pneumonias no período de sazonalidade. A vacinação das gestantes tem como objetivo prevenir formas graves de infecções do trato respiratório inferior em bebês menores de seis meses, reduzindo internações e complicações respiratórias de curto e longo prazo.
Fotos: SES
Secretaria da Saúde – Governo de Goiás
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
CatalãoCatalão12/12/2025CMOC Brasil é reconhecida nacionalmente com o Selo ODS Brasil 2025 por avanços expressivos em sustentabilidade.
Certificação destaca liderança da empresa na redução das desigualdades e sua contribuição sistêmica para o desenvolvimento dos territórios onde atua.Postado em 12/12/2025
RegiãoRegião12/12/2025GOL anuncia voo direto entre Uberlândia e Rio de Janeiro a partir de maio de 2026
GOL amplia malha aérea e inclui voo inédito entre Uberlândia e o Galeão, com duração de 1h25.Postado em 12/12/2025
CatalãoCatalão12/12/2025Pista da BR-050 será interditada para obras de drenagem em Catalão.
Intervenção começa nesta sexta-feira (12) e deve durar cerca de uma semana; tráfego será desviado para a via marginal.Postado em 12/12/2025
CatalãoCatalão12/12/2025Homem é baleado durante a madrugada no Setor Marconi, em Catalão.
Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada à Santa Casa; polícia investiga motivação e autoria do crime.Postado em 12/12/2025
CatalãoCatalão12/12/2025Sine de Catalão disponibiliza 242 vagas de empregos
Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio nesta (sexta - feira 12/12/2025). Necessário a apresentação do CPF.Postado em 12/12/2025





