Setembro Dourado: Goiás investe em prevenção e estrutura de ponta contra câncer infantojuvenil
Secretaria de Estado da Saúde reforça importância da atenção aos sintomas da doença e da procura por ajuda profissional qualificada, da Atenção Básica ao hospital especializado, como o Cora.
Postado em 05/09/2025
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), reforça a importância da conscientização sobre o câncer infantojuvenil, em especial durante o Setembro Dourado, mês que reforça os cuidados com a doença, principal causa de morte por enfermidade em crianças e adolescentes no Brasil. A boa notícia é que o diagnóstico precoce, aliado a um tratamento de qualidade, pode garantir até 85% de chance de cura.
É nesse cenário que Goiás se destaca, com qualificação profissional na Atenção Básica e serviço de ponta aberto ao atendimento desde junho deste ano no Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), que integra a Rede de Atenção Oncológica Infantojuvenil do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, que conta, ainda, com o Hospital Araújo Jorge, também em Goiânia.
“Com a primeira fase em funcionamento desde junho de 2025, que é a ala infantil, o Cora abre suas portas como centro de excelência no tratamento oncológico de crianças e adolescentes”, comemora o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos. “Com uma estrutura física projetada para ser acolhedora, lúdica e humanizada, o Cora dispõe de equipamentos de última geração, todos adaptados para o público infantojuvenil”, acrescenta o diretor técnico do Cora, o médico oncologista dr. Mário José Aguiar de Paula.
Entre os principais diferenciais da estrutura do Cora está um de seus equipamentos de última geração, que é o aparelho de ressonância magnética nuclear acoplado ao moderno centro cirúrgico. Esse equipamento permite a realização de exames em tempo real durante as cirurgias, especialmente nas neurocirurgias. Outros destaques são a reabilitação com robótica, para a recuperação motora dos pacientes; o centro de transplante de medula óssea, com oito leitos clínicos e cinco leitos de UTI, além de um setor de criopreservação de células.
O Cora está na sua primeira etapa, das três previstas para serem concluídas, e tem capacidade para atender cerca de 300 casos de câncer por ano. Desde a abertura da ala infantil, já foram diagnosticados e seguem em tratamento 45 pacientes de 0 a 17 anos e 11 meses – em casos de tumores ósseos (osteossarcoma e sarcoma de Ewing), o tratamento é estendido até os 23 anos com a participação de mais 300 profissionais . Apenas em julho, segundo o diretor técnico, o hospital realizou aproximadamente 450 consultas, 46 internações e 350 quimioterapias.
Capacitação
Ao mesmo tempo, a SES-GO tem investido na capacitação de profissionais de saúde, ao ampliar o olhar da Atenção Primária para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, com o diagnóstico precoce fundamental para o tratamento menos agressivo, menos custoso e com melhora na sobrevida e cura. Em 2024, mais de 600 profissionais, entre médicos, enfermeiros e professores, participaram de capacitação voltada ao diagnóstico precoce.
Professores, pais e responsáveis também são fundamentais nessa luta, destaca o coordenador de oncologia da SES-GO, Kleber Monteiro. “É essencial que eles estejam atentos a sinais que podem indicar um possível caso da doença”, aconselha, ao citar o chamado “reflexo do olho do gato no escuro”, embranquecimento da pupila quando exposta à luz; perda de peso associada a outros fatores, como palidez e cansaço inexplicável; ou sangramento sem machucados; manchas roxas ao redor dos olhos ou pelo corpo; febre recorrente sem causa aparente; entre outras.
Números
Apesar de representar de 2% a 3% de todos os tipos de câncer, o câncer infantojuvenil é a principal causa de morte por doença nesta faixa etária no país. Em Goiás, por exemplo, entre os anos de 2022 e 2023, registrou-se 723 novos casos, com 228 óbitos de crianças e adolescentes por câncer. Daí a importância da atenção constante, ressaltada no Setembro Dourado, campanha simbolizada pelo laço dourado, que representa o valor inestimável da infância.
Fotos: SES/GO
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
CatalãoCatalão11/11/2025Catalão se prepara para receber Hungria Hip Hop em mega show histórico no Parque de Exposições
Mais de 1.600 metros de grade e palco gigante marcam apresentação do artista dia 20 de novembro.Postado em 11/11/2025
GoiasGoias11/11/2025Governo de Goiás abre período de matrículas da rede estadual de ensino para 2026
Prazo para matrícula e rematrícula vai até 1º de dezembro. Procedimento é totalmente on-line e deve ser realizado no site matricula.go.gov.brPostado em 11/11/2025
CatalãoCatalão11/11/2025Fé, ritmo e ancestralidade marcam o Segundo Encontro Estadual de Congadas do Estado de Goiás em Catalão.
Evento reuniu 22 ternos de congada e centenas de participantes em celebração à cultura, à resistência e à devoção a Nossa Senhora do Rosário.Postado em 11/11/2025
CatalãoCatalão10/11/2025Prefeitura de Catalão realiza mais entrega de alimentos em parceria com a Conab
Mais 500 frangos chegam à mesa de famílias cadastradas no CadÚnicoPostado em 10/11/2025
CatalãoCatalão10/11/2025Mulher morre e quatro pessoas ficam feridas em acidente na GO-330, entre Catalão e Ipameri
Veículo pode ter invadido a faixa contrária, segundo a PRE; vítimas foram levadas para hospitais da região.Postado em 10/11/2025




