Casos de dengue em Uberlândia aumentam 430% e acendem alerta para a saúde pública

Autoridades reforçam medidas de prevenção e pedem colaboração da população para conter avanço da doença.

Postado em 29/07/2025
Casos de dengue em Uberlândia aumentam 430% e acendem alerta para a saúde pública
Avatar
Por Portal Catalão

O número de casos confirmados de dengue em Uberlândia teve um salto de 430% de 2022 para 2023. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a cidade acumula um total de 27.528 notificações positivas da doença neste ano, sendo o município mineiro com o maior índice do estado, à frente inclusive da capital Belo Horizonte.

Em todo o ano de 2022, Uberlândia contabilizou 5.192 notificações positivas da enfermidade. O salto de casos neste ano supera em mais que o dobro o número de confirmados na capital mineira. Belo Horizonte, considerada a cidade mais populosa do estado, com 2,7 milhões de habitantes, acumula 11.125 casos da doença e 10 mortes.

O segundo maior município de Minas, Contagem, que possui aproximadamente 670 mil habitantes, registrou 1.956 casos confirmados e 4 óbitos. No ranking estadual, a cidade de Passos ocupa a segunda posição com maior número de registros da doença, com 12.643 casos.

No Triângulo Mineiro, Uberlândia é a cidade que mais registrou mortes por dengue (13), ficando atrás apenas de Uberaba (16). Patos de Minas (8), Ituiutaba (5) e Araguari (1) completam a lista. O público masculino, na faixa etária de 70 a 79 anos, representa a maior parcela das vítimas, com 30% do total. O índice de letalidade da doença na cidade é de 2,67%.

 

As autoridades de saúde reforçam a importância de ações preventivas, como a eliminação de locais com água parada, uso de repelentes e manutenção de ambientes limpos. A prefeitura avalia ampliar campanhas educativas e mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti.