Anvisa atualiza sistema de busca por medicamentos similares
A legislação define como medicamento similar aquele que contém os mesmos princípios ativos, concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência.
Postado em 03/07/2024
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou novas instruções para que pacientes e profissionais de saúde possam obter informações atualizadas sobre medicamentos similares intercambiáveis.
A legislação define como medicamento similar aquele que contém os mesmos princípios ativos, concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência. Ele pode ser diferenciado apenas por características como tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos.
“Atualmente, a grande maioria dos medicamentos similares já tem comprovação de equivalência terapêutica com os medicamentos de referência, o que garante a substituição de forma segura”, destacou a Anvisa.
Mudança
Desde 2014, a agência publicava e atualizava uma lista de medicamentos similares intercambiáveis. O esquema, segundo a própria Anvisa, não era produtivo, já que a lista se torna ultrapassada sempre que um registro de medicamento similar é publicado – o que pode ocorrer quase toda semana.
Com as novas instruções para se obter a relação de medicamentos similares intercambiáveis, por meio de um sistema de consultas, a proposta é que as informações sejam atualizadas diariamente, garantindo dados mais recentes do que a publicação de listas.
Orientações
Como saber se um medicamento similar é intercambiável e com qual medicamento de referência?
- Entre na seção de consulta de medicamentos, pelo aqui.
- Preencha os campos nome do produto ou número do registro.
- Você será redirecionado para uma tabela com o produto que cumpre critério de busca.
- Clique na linha que corresponde ao produto desejado.
- Você será redirecionado para as informações detalhadas do produto – verifique o medicamento de referência com o qual o produto é intercambiável no campo medicamento de referência.
Ainda segundo a Anvisa, o medicamento similar intercambiável é obrigado a inserir essa informação em sua bula. Portanto, uma forma de confirmar que o medicamento similar é intercambiável é consultar a própria bula.
informações Agência Brasil
Recomendado para você

Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
CatalãoCatalão04/11/2025Sine de Catalão disponibiliza 208 vagas de empregos.
Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio nesta (terça- feira 04/11/2025). Necessário a apresentação do CPFPostado em 04/11/2025
CatalãoCatalão04/11/2025INMET emite alerta amarelo de tempestade com risco de granizo em Catalão e região até quarta-feira (5)
INMET emite alerta de perigo potencial para Catalão e região.Postado em 04/11/2025
CatalãoCatalão04/11/2025Semana da Conciliação está acontecendo no Fórum de Catalão com condições especiais para negociar dívidas.
O momento é ideal para acertar as contas e limpar o nome com segurança e sem burocracia.Postado em 04/11/2025
RegiãoRegião04/11/2025Bombeiros capturam filhote de jacaré em quintal de residência na zona rural de Goiandira
Filhote foi capturado com segurança e encaminhado ao Cetas de Catalão.Postado em 04/11/2025
BrasilBrasil04/11/2025Câmara aprova projeto que prevê licença menstrual de até dois dias.
A trabalhadora precisará apresentar laudo médico para comprovar a necessidade de afastamento; o texto segue para o Senado.Postado em 04/11/2025






