Doutoranda catalana Laurinda José Ribeiro leva Catalão (GO) ao cenário internacional com pesquisa sobre impactos ambientais no Ribeirão Pirapitinga
Professora desde 1994 e doutoranda da UFG, Laurinda apresentará estudo sobre urbanização e degradação ambiental em evento internacional na Argentina, colocando em destaque as nascentes urbanas de sua cidade.
Postado em 19/09/2025
Córdoba, Argentina – A pesquisadora Laurinda José Ribeiro, de Catalão (GO), teve sua pesquisa selecionada para ser apresentada em um dos mais importantes encontros acadêmicos da América Latina: o V Encontro de Cidades e Universidades, que está sendo realizado nos dias 18 e 19 de setembro de 2025, em Córdoba, na Argentina. O evento, de grande relevância internacional, reúne pesquisadores, universidades e gestores públicos de vários países, com foco em soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios urbanos e ambientais. A pesquisa de Laurinda foi reconhecida como uma das experiências exitosas na área ambiental e urbanística, destacando-se entre dezenas de projetos da América Latina.
O estudo, intitulado “Expansão Urbana e Derivações Ambientais sobre o Ribeirão Pirapitinga em Catalão-GO”, teve início em 2010 e analisa os impactos ambientais provocados pela expansão urbana sobre as nascentes que formam o Ribeirão Pirapitinga, um dos principais patrimônios naturais e históricos de Catalão. A cidade tem crescido rapidamente, gerando efeitos como assoreamento, erosão, impermeabilização do solo, diminuição da recarga hídrica, perda de vegetação nativa e queda na qualidade da água.
Utilizando uma metodologia que envolve pesquisa teórica, documental e de campo, Laurinda mapeou as transformações ambientais da região ao longo dos anos, oferecendo também propostas de mitigação que contribuíram diretamente para a formulação de políticas públicas municipais.
Entre os impactos positivos da pesquisa, destaca-se a revitalização do Parque Municipal Santa Cruz, realizada entre 2013 e 2016, que incluiu a implantação de sistemas de drenagem pluvial, bacias de contenção, recuperação da vegetação e adequação da área como espaço de lazer. Outro exemplo relevante é a Represa do Clube do Povo, que passou a ser integrada às ações de preservação ambiental e educação ecológica, sendo hoje um dos principais pontos de convivência e turismo local.
A atuação de Laurinda vai além da pesquisa. Com graduação em Geografia pela UFG (1996), em Pedagogia pela Finon (2010) e mestrado em Geografia pela UFG (2012), ela é professora desde 1994, atuou em instituições municipais e estaduais de Catalão e seus distritos e atua nas redes municipais e estaduais de ensino nas cidades de Luziânia e Cidade Ocidental, em Goiás. Atualmente, desenvolve seu doutorado, fortalecendo seu intercâmbio com pesquisadores e instituições da América Latina.
“Falar do Ribeirão Pirapitinga é falar da história, da identidade e da sobrevivência ambiental de Catalão. A pesquisa busca não só denunciar os impactos, mas também inspirar soluções sustentáveis, aplicáveis e participativas”, afirma Laurinda.
Além de destacar o papel socioambiental da pesquisa, Laurinda também expressou o orgulho de representar sua cidade em um evento internacional:
“É uma grande honra ter esse projeto selecionado para um evento tão importante. Levo comigo não apenas o resultado de uma trajetória acadêmica, mas também o nome da minha cidade, Catalão. Sinto-me profundamente feliz em poder compartilhar uma realidade local que reflete os desafios de tantas outras cidades latino-americanas. É um reconhecimento que fortalece o compromisso com a pesquisa, com o ensino e com a preservação dos nossos recursos naturais”, declarou.
O reconhecimento internacional do seu trabalho coloca a cidade de Catalão no centro de uma discussão ampla e urgente sobre os desafios ambientais nos contextos urbanos. Ao representar sua cidade 0em um evento internacional, Laurinda reafirma o papel transformador da ciência e da educação na defesa dos bens naturais e da qualidade de vida urbana.
Ficha Técnica da Pesquisa
• Título: Expansão Urbana e Derivações Ambientais sobre o Ribeirão Pirapitinga em Catalão-GO
• Autora: Laurinda José Ribeiro
• Instituição: Universidade Federal de Goiás (UFG)
• Início da Pesquisa: 2010
• Status: Doutorado em andamento
• Evento de apresentação: V Encontro de Cidades e Universidades
• Local: Córdoba, Argentina
• Data: 18 e 19 de setembro de 2025
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
- RegiãoRegião19/09/2025
Festival Rosas, Rock & Estrada promete agitar Três Ranchos
Está chegando a hora de viver um fim de semana inesquecível em Três Ranchos. O Festival Rosas, Rock & Estrada vai reunir música, gastronomia, artesanato e aquele clima retrô que promete encantar moradores e turistas.Postado em 19/09/2025 - GoiasGoias19/09/2025
UEG abre inscrições para Vestibular de Medicina 2026/1
Inscrições podem ser feitas de 18 de setembro a 20 de outubro, com provas em 23 de novembro, nas cidades de Anápolis, Goiânia e Itumbiara.Postado em 19/09/2025 - BrasilBrasil18/09/2025
MP 1.300 coloca futuro da energia solar em xeque no Brasil
Nova regra reduz compensação da energia gerada e pode inviabilizar projetos de geração distribuída.Postado em 18/09/2025 - CatalãoCatalão18/09/2025
Catalão se prepara para a Semana Nacional de Trânsito com ações educativas e culturais
Blitz, teatro e visitas escolares vão marcar a campanha que promove segurança e cidadania no trânsitoPostado em 18/09/2025 - CatalãoCatalão18/09/2025
Diferentes atividades marcam o primeiro dia do Coren-GO Junto com Você em Catalão
O Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO) realizou, nesta quarta-feira (17/9), o primeiro dia de ações do projeto Coren-GO Junto com Você, na cidade de Catalão.Postado em 18/09/2025