Lei obriga uso de monitoração eletrônica por acusados de violência contra mulher.
O presidente da República, sancionou a lei que permite o monitoramento de agressores de mulheres por meio de tornozeleiras eletrônicas. Publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (25).
Postado em 28/04/2025
A Lei 15.125, de 2025, tem o objetivo de garantir o cumprimento de medidas protetivas em casos de violência doméstica e familiar. O texto também prevê que a vítima e a polícia devem ser alertadas em caso de aproximação indevida do agressor.
A norma — que teve origem em um projeto de lei (o PL 5.427/2023) apresentado na Câmara pelo deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) — altera a Lei Maria da Penha.
A legislação em vigor já previa medidas como o afastamento do agressor do lar e a proibição de contato com a vítima, além da participação em programas de reeducação. Agora, com a nova lei, passa a incluir também o monitoramento eletrônico entre as possibilidades de proteção imediata.
No Senado, o projeto que deu origem à nova lei foi analisado na Comissão de Direitos Humanos (CDH), onde recebeu parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS).
“As medidas protetivas de urgência são essenciais para a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, e é fundamental que sejam aprimoradas. Infelizmente, não é raro assistirmos a casos de mulheres assassinadas mesmo após a imposição de medidas protetivas contra o agressor”, ressaltou ele.
O projeto também contou com o parecer favorável da senadora Leila Barros (PDT-DF), que foi a relatora a matéria durante a votação no Plenário do Senado, em 26 de março. Ela destacou que o afastamento do agressor, por si só, não é suficiente para garantir a segurança da vítima.
Nós sabemos que muitas das mulheres que são vítimas de feminicídio morrem mesmo com medida protetiva. Temos de buscar todo tipo de mecanismo para ajudar as mulheres que se sentem ameaçadas. Vamos à luta, declarou Leila na ocasião.
Fonte: Agência Senado
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
CatalãoCatalão12/12/2025CMOC Brasil é reconhecida nacionalmente com o Selo ODS Brasil 2025 por avanços expressivos em sustentabilidade.
Certificação destaca liderança da empresa na redução das desigualdades e sua contribuição sistêmica para o desenvolvimento dos territórios onde atua.Postado em 12/12/2025
RegiãoRegião12/12/2025GOL anuncia voo direto entre Uberlândia e Rio de Janeiro a partir de maio de 2026
GOL amplia malha aérea e inclui voo inédito entre Uberlândia e o Galeão, com duração de 1h25.Postado em 12/12/2025
GoiasGoias12/12/2025Governo de Goiás amplia campanha de vacinação contra bronquiolite em gestantes.
Estado reforça articulação com associações médicas para aumentar a cobertura vacinal e proteger recém-nascidos das formas graves da doença.Postado em 12/12/2025
CatalãoCatalão12/12/2025Pista da BR-050 será interditada para obras de drenagem em Catalão.
Intervenção começa nesta sexta-feira (12) e deve durar cerca de uma semana; tráfego será desviado para a via marginal.Postado em 12/12/2025
CatalãoCatalão12/12/2025Homem é baleado durante a madrugada no Setor Marconi, em Catalão.
Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada à Santa Casa; polícia investiga motivação e autoria do crime.Postado em 12/12/2025





