Por que a Rua 25 de Março foi citada pelos EUA em investigação contra o Brasil?
Governo Trump acusa país de violar regras de comércio e falhar na proteção de propriedade intelectual; região central de SP é citada como epicentro de produtos falsificados
Postado em 16/07/2025
O governo dos Estados Unidos anunciou a abertura de uma investigação comercial contra o Brasil, com foco em supostas falhas na proteção de direitos de propriedade intelectual e práticas consideradas injustas em áreas como comércio digital, etanol e combate à corrupção.
A ordem partiu diretamente do presidente Donald Trump e foi formalizada nesta terça-feira (15) pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês).
A abertura da investigação ocorre em meio à escalada nas tensões comerciais e diplomáticas entre os dois países, acirradas pela decisão do STF de manter condenações contra Jair Bolsonaro, criticada por Trump como “perseguição política”.
Pirataria
Um dos principais alvos do relatório é a região da Rua 25 de Março, em São Paulo, apontada pelo governo americano como um dos maiores mercados de produtos falsificados do mundo. O documento afirma que, apesar de operações policiais frequentes, o Brasil “não conseguiu combater de forma eficaz a venda e distribuição de itens piratas”.
Segundo o USTR, o polo comercial no centro da capital paulista opera há décadas com “mais de mil lojas vendendo produtos falsificados de todos os tipos”, incluindo eletrônicos, vestuário, brinquedos e dispositivos de streaming ilegais. O relatório também cita shoppings e galerias como Page Centro, Santa Ifigênia, Tupan, Korai e as Feiras da Madrugada como pontos de revenda e distribuição.
A crítica se soma a relatórios anteriores, como o publicado em janeiro, que já classificava a 25 de Março como uma das maiores zonas de pirataria da América Latina. Desta vez, porém, a denúncia é acompanhada de uma investigação formal, que poderá abrir caminho para novas medidas comerciais, a exemplo da tarifa de 50% já anunciada por Trump sobre produtos brasileiros.
Outras frentes da investigação
Além da pirataria, o relatório do USTR elenca seis áreas de preocupação, com críticas que vão desde políticas industriais até o meio ambiente. Entre os principais pontos estão:
Comércio digital e serviços de pagamento: o Brasil é acusado de retaliar empresas americanas que se recusam a moderar conteúdo político, além de impor restrições à operação dessas companhias no país.
Tarifas preferenciais: segundo os EUA, o Brasil favorece parceiros estratégicos com tarifas reduzidas, em desvantagem para produtos americanos.
Anticorrupção e transparência: com referências à Operação Lava-Jato, o país é acusado de falhar na aplicação de normas internacionais de combate à corrupção.
Etanol: o governo americano alega que o Brasil voltou atrás em compromissos anteriores e agora aplica tarifas altas sobre o etanol dos EUA, afetando a competitividade do setor.
Desmatamento ilegal: segundo o texto, o Brasil não estaria aplicando de forma eficaz suas leis ambientais, prejudicando produtores americanos de madeira e alimentos.
Fonte: infomoney
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
- CatalãoCatalão18/07/2025
Sine de Catalão disponibiliza 149 vagas de empregos
Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio nesta (sexta-feira 18/07). Necessário a apresentação do CPF.Postado em 18/07/2025 - CatalãoCatalão16/07/2025
Expo Sudeste 2025 retorna com força total e parcerias estratégicas para impulsionar o desenvolvimento regional Catalão (GO)
A cidade de Catalão se prepara para receber, entre os dias 10 e 13 de setembro de 2025, a Expo Sudeste – a maior feira multissetorial da região.Postado em 16/07/2025 - BrasilBrasil16/07/2025
Comissão da Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
O Projeto de Lei (PL) 1.087/2025, que reforma o Imposto de Renda (IR), foi aprovado nesta quarta-feira (16), em votação simbólica, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o texto.Postado em 16/07/2025 - BrasilBrasil16/07/2025
Mulher retira 32 porções de maconha, fósforos e comprimidos do corpo durante visita íntima a preso em MG
Jovem de 27 anos foi presa por tráfico de drogas durante revista no Presídio de Ituiutaba. Ela confessou aos policiais penais que estava com pacote de 'tamanho considerável' nas partes íntimas.Postado em 16/07/2025 - BrasilBrasil16/07/2025
Menina de 12 anos morre durante parto de emergência.
Prefeitura de Betim, que administra o Centro Materno-Infantil da cidade, afirma que seguiu todos os protocolos e notificou o Ministério Público e o Conselho Tutelar por se tratar de gravidez de pessoa menor de 14 anos.Postado em 16/07/2025