STF reconhece assédio judicial a jornalistas e veículos de imprensa
Pelo entendimento, as ações nas quais pessoas citadas em matérias jornalísticas buscam indenizações devem ser julgadas pela Justiça da cidade onde o jornalista mora. Atualmente, quem processa pode escolher a cidade em que a ação vai tramitar, pulverizando os processos contra a imprensa.
Postado em 23/05/2024
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu nesta quarta-feira (22) o chamado "assédio judicial" contra jornalistas e veículos de imprensa. Com a decisão, a Corte confirma a ilegalidade do ajuizamento de inúmeras ações judiciais para constranger ou dificultar o exercício da liberdade de imprensa.
Pelo entendimento, as ações nas quais pessoas citadas em matérias jornalísticas buscam indenizações devem ser julgadas pela Justiça da cidade onde o jornalista mora. Atualmente, quem processa pode escolher a cidade em que a ação vai tramitar, pulverizando os processos contra a imprensa.
Os ministros também acrescentaram na decisão que a responsabilização de jornalistas e veículos de imprensa deve ocorrer somente em caso de dolo ou culpa grave, ou seja, por negligência profissional, com a intenção de prejudicar a pessoa citada em uma reportagem.
O julgamento foi motivado por ações protocoladas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
A questão foi decidida com base no voto do ministro Luís Roberto Barroso. O ministro citou casos de 100 ações ajuizadas ao mesmo tempo em diversos estados contra jornalistas. As ações são movidas por pessoas citadas em reportagens para buscar indenização por danos morais.
Durante a sessão, Barroso disse que o Brasil possui um "passado que condena" em questões sobre liberdade de imprensa.
"A história do Brasil teve censura à imprensa, com páginas em branco, receita de bolo, poemas de Camões, todas as músicas tinham que ser submetidas ao departamento de censura, o balé Bolshoi foi proibido de ser encenado porque era [considerado] propaganda comunista", comentou.
A ministra Cármen Lúcia acrescentou que o assédio judicial contra jornalistas é uma forma de perseguição.
"Se nós vivemos a década de 1970, com toda forma de censura, hoje nós temos outras formas de censura particulares. Nós não queremos defender e dar guarida a novas formas de censura, estamos falando de liberdade", completou.
informações Agência Brasil
Recomendado para você

Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
RegiãoRegião31/10/2025Museu Ferroviário de Pires do Rio é reinaugurado e ganha sala de cinema pública
Espaço histórico foi totalmente revitalizado pelo Governo de Goiás e passa a integrar a rede de difusão audiovisual do Estado.Postado em 31/10/2025
CatalãoCatalão31/10/2025Catalão promove dia de lazer e inclusão para crianças do CAPSI
Ação externa destaca o papel do convívio social no desenvolvimento e no bem-estar emocional dos pacientes.Postado em 31/10/2025
GoiasGoias31/10/2025Caiado anuncia chegada de nova biorrefinaria em Rio Verde
Com investimento de R$ 2,4 bilhões, unidade da Inpasa deve gerar 2,7 mil empregos e consolidar Goiás como polo de produção de biocombustíveis e energia limpa.Postado em 31/10/2025
GoiasGoias29/10/2025Governo de Goiás abre segunda etapa da Declaração de Rebanho a partir de sábado 1/11
Agrodefesa reforça que preenchimento correto e dentro do prazo é essencial para cumprimento das obrigações zoossanitárias e movimentação de animaisPostado em 29/10/2025
CatalãoCatalão29/10/2025CPE prende suspeito de tráfico de drogas no Setor Central de Catalão.
Abordagem em patrulhamento resulta na apreensão de 64 porções de cocaína e veículo utilizado pelo autor.Postado em 29/10/2025






