Caiado alerta sobre impactos de ação no STF contra produtores rurais
Para Caiado, o ponto mais preocupante é a suspensão do CAR como medida adicional à fiscalização e sem validação precisa do alerta emitido. “A partir de agora esse simples alerta vai fazer com que haja o cancelamento do cadastro ambiental rural da propriedade”
Postado em 06/02/2025O governador Ronaldo Caiado fez um alerta, nesta quarta-feira (05/02), sobre os prejuízos ao setor rural após o pedido de partidos políticos junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o controle de desmatamento utilize imagens de satélite, com base em alertas do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe).
“A maioria desses alertas, quando se faz a vistoria in loco, não condiz em nada que não esteja dentro da regularidade nas propriedades rurais”, contestou.
O posicionamento cita a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 743, de autoria do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e Rede. A ação está sob julgamento do ministro Flávio Dino que analisa o pedido de suspensão imediata de Cadastro Ambiental Rural (CAR) onde houver indícios de desmatamento ilegal.
DADOS INDICATIVOS
Para o governador trata-se de uma manobra “agressiva e irresponsável” já que, na leitura de imagens pelos Satélites Prodes e Deter, operados pelo Inpe, os dados que vão embasar as sanções aos produtores rurais são apenas indicativos e não conclusivos de perda de vegetação.
O ponto mais preocupante, segundo o governador, é a suspensão do CAR como medida adicional à fiscalização e sem validação precisa do alerta emitido.
“A partir de agora esse simples alerta vai fazer com que haja o cancelamento do cadastro ambiental rural da propriedade”, frisou o governador.
O documento é básico para concessão de crédito bancário, mobilização da cadeia produtiva e exportação.
“Estaremos todos bloqueados, não poderemos comercializar nenhum dos nossos produtos e, ao mesmo tempo, não poderemos contrair nenhum empréstimo”, afirmou.
VERIFICAÇÃO POR AMOSTRAGEM
Diante das lacunas, Caiado pede atenção dos representantes do setor produtivo.
“Peço neste momento, uma ação não só das entidades de classe, como também de todos os partidos políticos para que possamos contestar esta maneira de querer dificultar cada vez mais a vida do homem do campo”, frisou.
Um dos exemplos que embasam a necessidade de cautela é o sistema de monitoramento Prodes em que, por exemplo, a verificação é feita pelo Inpe por amostragem e sem a presença de agentes de fiscalização detentores do poder de polícia ambiental.
Fonte: SECOM Governo de Goiás
Recomendado para você
Marcelo Cordeiro o contador fala sobre a nova tabela de desconto do imposto de renda
Marcelo Cordeiro, o contador fala sobre a nova tabela de desconto do IR.Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
- CatalãoCatalão06/02/2025
Caso Priscila Brenda: acusado de matar adolescente enfrenta novo júri 12 anos após o desaparecimento dela
Em 2023, ele chegou a ser condenado a 18 anos de prisão, mas a sentença foi anulada. Amigo de Paulo Vitor, que também era réu no processo, foi inocentado.Postado em 06/02/2025 - RegiãoRegião06/02/2025
Funcionária de praça de pedágio é agredida com tapa durante cobrança da tarifa em MG
A agressão ocorreu em uma praça de pedágio na BR-050, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, na quarta-feira (5). Segundo a concessionária Eco050, que administra o trecho, após o tapa a trabalhadora recebeu auxílio e prestou depoimento à Polícia Rodoviária Federal (PRF).Postado em 06/02/2025 - GoiasGoias06/02/2025
Momento em que mãe que abandonou bebê com cordão umbilical em calçada caminha com criança no colo, em Rio Verde, Goiás
Bebê foi encontrado enrolado em um cobertor, no chão e ao lado de um pacote de fraldas. À polícia, a mãe da criança confessou já ter abandonado outros dois bebês.Postado em 06/02/2025 - CatalãoCatalão06/02/2025
Homem é preso em flagrante por agressão contra mulher em Catalão
Na noite desta quarta-feira (5), um homem de 38 anos foi preso em flagrante após agredir uma mulher de 32 anos em Catalão.Postado em 06/02/2025 - CatalãoCatalão06/02/2025
Prefeito de Catalão, Velomar Rios, recebe Delegado Waldir para tratar do projeto Sinaliza Goiás
Na manhã desta terça-feira (06/02), o prefeito de Catalão, Velomar Rios, recebeu em seu gabinete o diretor do Detran-GO, Delegado Waldir. A reunião teve como principal pauta o andamento do programa Sinaliza Goiás, que visa aprimorar a sinalização viária em municípios do estado. Durante o encontro, o prefeito apresentou três solicitações ao diretor do Detran, buscando melhorias para a mobilidade urbana e a economia local.Postado em 06/02/2025