Caiado alerta sobre impactos de ação no STF contra produtores rurais
Para Caiado, o ponto mais preocupante é a suspensão do CAR como medida adicional à fiscalização e sem validação precisa do alerta emitido. “A partir de agora esse simples alerta vai fazer com que haja o cancelamento do cadastro ambiental rural da propriedade”
Postado em 06/02/2025
O governador Ronaldo Caiado fez um alerta, nesta quarta-feira (05/02), sobre os prejuízos ao setor rural após o pedido de partidos políticos junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o controle de desmatamento utilize imagens de satélite, com base em alertas do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe).
“A maioria desses alertas, quando se faz a vistoria in loco, não condiz em nada que não esteja dentro da regularidade nas propriedades rurais”, contestou.
O posicionamento cita a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 743, de autoria do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e Rede. A ação está sob julgamento do ministro Flávio Dino que analisa o pedido de suspensão imediata de Cadastro Ambiental Rural (CAR) onde houver indícios de desmatamento ilegal.
DADOS INDICATIVOS
Para o governador trata-se de uma manobra “agressiva e irresponsável” já que, na leitura de imagens pelos Satélites Prodes e Deter, operados pelo Inpe, os dados que vão embasar as sanções aos produtores rurais são apenas indicativos e não conclusivos de perda de vegetação.
O ponto mais preocupante, segundo o governador, é a suspensão do CAR como medida adicional à fiscalização e sem validação precisa do alerta emitido.
“A partir de agora esse simples alerta vai fazer com que haja o cancelamento do cadastro ambiental rural da propriedade”, frisou o governador.
O documento é básico para concessão de crédito bancário, mobilização da cadeia produtiva e exportação.
“Estaremos todos bloqueados, não poderemos comercializar nenhum dos nossos produtos e, ao mesmo tempo, não poderemos contrair nenhum empréstimo”, afirmou.
VERIFICAÇÃO POR AMOSTRAGEM
Diante das lacunas, Caiado pede atenção dos representantes do setor produtivo.
“Peço neste momento, uma ação não só das entidades de classe, como também de todos os partidos políticos para que possamos contestar esta maneira de querer dificultar cada vez mais a vida do homem do campo”, frisou.
Um dos exemplos que embasam a necessidade de cautela é o sistema de monitoramento Prodes em que, por exemplo, a verificação é feita pelo Inpe por amostragem e sem a presença de agentes de fiscalização detentores do poder de polícia ambiental.
Fonte: SECOM Governo de Goiás
Recomendado para você

Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
GoiasGoias05/11/2025Mãe encontrada abraçada ao filho em acidente com ônibus na GO-060 é identificada
Família relata viagem por atendimento ao menino autista.Postado em 05/11/2025
CatalãoCatalão05/11/2025Segundo Encontro Cultural das Congadas do Estado de Goiás acontece neste sábado em Catalão.
A Anunciação Cultura promove, neste sábado (08/11), a segunda edição do Encontro Cultural das Congadas do Estado de Goiás, em Catalão.Postado em 05/11/2025
CatalãoCatalão05/11/2025Mosaic realiza simulado de segurança com participação da comunidade em Catalão (GO)
Treinamento ocorrerá em 6 de novembro e reforçará medidas preventivas.Postado em 05/11/2025
CatalãoCatalão05/11/2025Polícia Civil prende jovem acusado de incendiar pátio da corporação em Catalão
Jovem de 21 anos é preso suspeito de provocar as chamas que destruíram dezenas de veículos apreendidos.Postado em 05/11/2025
CatalãoCatalão04/11/2025Sindicato confirma funcionamento do comércio de Catalão até as 22h no período de Natal
Convenção coletiva assegura direitos trabalhistas e intensifica fiscalização durante dezembro.Postado em 04/11/2025






