Caiado alerta sobre impactos de ação no STF contra produtores rurais
Para Caiado, o ponto mais preocupante é a suspensão do CAR como medida adicional à fiscalização e sem validação precisa do alerta emitido. “A partir de agora esse simples alerta vai fazer com que haja o cancelamento do cadastro ambiental rural da propriedade”
Postado em 06/02/2025
O governador Ronaldo Caiado fez um alerta, nesta quarta-feira (05/02), sobre os prejuízos ao setor rural após o pedido de partidos políticos junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o controle de desmatamento utilize imagens de satélite, com base em alertas do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe).
“A maioria desses alertas, quando se faz a vistoria in loco, não condiz em nada que não esteja dentro da regularidade nas propriedades rurais”, contestou.
O posicionamento cita a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 743, de autoria do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e Rede. A ação está sob julgamento do ministro Flávio Dino que analisa o pedido de suspensão imediata de Cadastro Ambiental Rural (CAR) onde houver indícios de desmatamento ilegal.
DADOS INDICATIVOS
Para o governador trata-se de uma manobra “agressiva e irresponsável” já que, na leitura de imagens pelos Satélites Prodes e Deter, operados pelo Inpe, os dados que vão embasar as sanções aos produtores rurais são apenas indicativos e não conclusivos de perda de vegetação.
O ponto mais preocupante, segundo o governador, é a suspensão do CAR como medida adicional à fiscalização e sem validação precisa do alerta emitido.
“A partir de agora esse simples alerta vai fazer com que haja o cancelamento do cadastro ambiental rural da propriedade”, frisou o governador.
O documento é básico para concessão de crédito bancário, mobilização da cadeia produtiva e exportação.
“Estaremos todos bloqueados, não poderemos comercializar nenhum dos nossos produtos e, ao mesmo tempo, não poderemos contrair nenhum empréstimo”, afirmou.
VERIFICAÇÃO POR AMOSTRAGEM
Diante das lacunas, Caiado pede atenção dos representantes do setor produtivo.
“Peço neste momento, uma ação não só das entidades de classe, como também de todos os partidos políticos para que possamos contestar esta maneira de querer dificultar cada vez mais a vida do homem do campo”, frisou.
Um dos exemplos que embasam a necessidade de cautela é o sistema de monitoramento Prodes em que, por exemplo, a verificação é feita pelo Inpe por amostragem e sem a presença de agentes de fiscalização detentores do poder de polícia ambiental.
Fonte: SECOM Governo de Goiás
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
GoiasGoias06/01/2026Adesões ao Negocie Já II começam em fevereiro
Programa de regularização fiscal estabelece regras para negociação de débitos de ICMS, IPVA e ITCD.Postado em 06/01/2026
CatalãoCatalão06/01/2026Catalão sedia 45 Curso de Patrulhamento Tático das forças de segurança
Capacitação de alto nível reúne policiais de diferentes regiões e exige preparo físico, técnico e emocional dos participantes.Postado em 06/01/2026
GoiasGoias06/01/2026Hugo realiza primeira captação de órgãos de 2026 em Goiás
Doação de múltiplos órgãos beneficiará pacientes em Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul.Postado em 06/01/2026
GoiasGoias06/01/2026PRF finaliza operação fim de ano na BR 050
De um total de 10 sinistros registrados, 3 foram sem vítimas, 6 com pessoas feridas e o mais grave com 4 mortos da mesma família em Campo Alegre de Goiás.Postado em 06/01/2026
CatalãoCatalão06/01/2026CMOC Brasil abre inscrições para Programa Aprendiz em Catalão e Ouvidor
A CMOC Brasil está com inscrições abertas para o Programa Aprendiz, iniciativa voltada a jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho com foco em aprendizado real, formação técnica e desenvolvimento profissional.Postado em 06/01/2026





